sábado, 27 de agosto de 2011

Cheio de mistérios, San-São traz reencontros

Só Muricy Ramalho sabe qual a escalação do Santos para enfrentar o São Paulo neste domingo na Vila Belmiro pela 19ª rodada, a última do primeiro turno do Brasileirão. Depois de colocar em campo, na vitória frente o Fluminense, o time considerado ideal, o treinador faz mistério e sequer divulgou a lista dos relacionados para partida. As dúvidas de Muricy são no meio-campo (Arouca e Elano), mas as ausências podem alterar também o setor defensivo.

Arouca e Elano não treinaram na sexta-feira e neste sábado, quando todos esperavam os retornos, também não foram a campo. Os dois apresentam desgaste físico acentuado e deverão ser vetados. Caso isso aconteça, Pará deve ser escalado na lateral-direita, com Danilo fazendo a função de Elano no meio de campo. Já para o lugar de Arouca, Adriano é a opção mais viável. O meia Ibson é outro que está vetado pelo departamento médico.

Na 14ª colocação com 21 pontos, o Santos busca sua terceira vitória consecutiva para se distanciar ainda mais da zona de rebaixamento e voltar a sonhar com o título, ainda muito distante – hoje, o líder Corinthians está com 37 pontos. E para isso, o time conta com o retrospecto favorável de Muricy contra seu ex-time. Desde que saiu do clube do Morumbi, Muricy enfrentou quatro vezes o tricolor paulista (uma pelo Palmeiras, duas pelo Fluminense e uma pelo Santos), com dois empates e duas vitórias. No último confronto, pela semifinal do Paulistão deste ano, vitória santista por 2 a 0 em pleno Morumbi.

Do outro lado, Adilson Batista não faz por menos e também faz mistério para o jogo, que marcará o reencontro do treinador com a equipe da Baixada Santista. O atual comandante do Tricolor dirigiu o Peixe em 11 partidas na temporada 2011, obteve cinco vitórias, cinco empates e uma derrota e acabou demitido.

Sem poder contar com o volante Denílson, contundido, o São Paulo terá novamente um meio-campo com Carlinhos Paraíba, Welington e Casemiro. A única dúvida é quem será o homem responsável pela armação das jogadas: Cícero ou Rivaldo. Com o pentacampeão, o time ganha experiência e torna-se mais cadenciado. Já Cícero, ajuda mais na marcação e dá maior liberdade para Lucas. Essa, inclusive, será a primeira partida em que Lucas enfrentará seus companheiros de seleção, Neymar e PH Ganso na Vila Belmiro.

Outro que fará parte da seleção e estará em campo é o volante/lateral Danilo, que neste mês, junto com os são-paulinos Casemiro, Bruno Uvini e Henrique, conquistou o mundial sub-20 também com a seleção brasileira. Henrique foi considerado o melhor jogador do Mundial, mas ficará apenas como opção no banco de reservas. 

Quem está garantido no time tricolor é o lateral Ivan PIris. Será a quinta vez que o paraguaio enfrenta o Santos neste ano. E nas quatro vezes anteriores, jogando pelo Cerro Porteño, o atleta não teve sorte conseguindo dois empates e duas derrotas. Fernandinho, Luiz Eduardo e Luis Fabiano, contudidos, estão fora do jogo. Com 34 pontos e na 4ª colocação, o tricolor paulista tem chances remotas de fechar o turmo na primeira colocação. Para isso precisa torcer para derrotas de Corinthians e Flamengo e tirar um saldo de seis gols para o atual líder.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

UFC - Lutadores da Vila

*colaborou Bruno Eizo

No futebol é normal ouvir e ler por aí que o jogador lutou pela bola ou então que o time briga pelo título. Todavia, todos sabem que nestes casos os verbos lutar e brigar não estão empregados no real sentido da palavra, e sim como metáforas. Claro, que agressões e troca de socos e chutes já aconteceram dentro das quatro linhas, mas são proibidas e devem ser punidas com severidade como em quase todos os esportes.

Neste sábado, após 13 anos, o Brasil volta a ser palco do UFC (Ultimate Fighting Championship), principal evento esportivo de luta do mundo. Lá a pancadaria é liberada.

Mas e se os jogadores do Santos resolvessem ir até o Rio de Janeiro para lutar. Quais seriam as qualidades e os pontos fracos de cada um? O Papo da Vila apresenta para vocês o cast de lutadores do Santos Futebol Clube.


Rafael ‘The Wall’ Cabral
Categoria: Meio Pesado (Heavyweight)
Altura: 6’2" (188 cm)
Peso: 194 lbs (88 kg)
Características: Especialista em defender, O Paredão, como é conhecido, procura sempre manter distância dos seus adversários. Boa explosão e excelentes reflexos também integram o seu arsenal. Suas vestimentas sempre diferem das dos outros. A falta de movimentação pode prejudicar.



‘Everywhere’ Danilo Luiz
Categoria: Médio (Middleweight)
Altura: 6’0" (184 cm)
Peso: 171,9 lbs (78 kg)
Características: Em ascensão na carreira, consegue em um um mesmo combate exercer diferentes tipos de luta. Seu potente chute já derrubou adversários perigosos. Também conhecido como coringa, o Everywhere (por toda a parte), já figura entre os principais atletas brasileiros e, em breve, passará a treinar na Europa.

Edu ‘The Captain’ Dracena
Categoria:
Médio (Middleweight)
Altura: 6’2" (187 cm)
Peso: 180 lbs (82 kg)
Características: Os títulos conquistados durante a carreira fazem do Capitão um dos lutadores mais respeitados por todo o cast santista. Apesar da falta de velocidade nos movimentos, pode definir o duelo com suas cabeçadas mortais. Já demonstrou falta de equilíbrio em alguns momentos e comete muitas penalidades durante as lutas.


Severino 'Cangaceiro' Durval
Categoria: Médio (Middleweight)
Altura: 6’1" (185 cm)
Peso: 185 lbs (84 kg)
Características: Se no passado seus chutes de esquerda e suas cabeçadas eram infalíveis, hoje a experiência faz com que o Cangaceiro, apelido carinhoso, seja um dos mais queridos e respeitados lutadores. Aos 31 anos e longe dos holofotes está no auge da carreira e se destaca na luta de solo, com seus precisos carrinhos. Faz o simples e dificilmente sai derrotado.


Léo 'The Warrior'
Categoria: Leve (Lightweight)
Altura: 5’4" (1,69 cm)
Peso: 147 lbs (67 kg)
Características: O Guerreiro da Vila é um dos ídolos da torcida mesmo que seus ataques não sejam mais tão poderosos e a idade avançada não permita uma sequência de lutas. Experiente, prefere cadenciar o combate com clinchs, mas sua perna esquerda ainda é motivo de muito orgulho para os fanáticos. Contudo, foi com a perna direita, no ano de 2002, que conseguiu seu maior nocaute, quando derrotou Doni Éber em uma das grandes lutas do século XXI.

Adriano 'The Shadow' Pagode
Categoria: Leve (Lightweight)
Altura: 5,6" (1,71 cm)
Peso: 154 lbs (70 kg)
Características: O sombra também poderia ser chamado de carrapato. Gosta da luta corporal e consegue, quase sempre, anular as principais armas de seu adversário. Especialista na luta de solo, é ágil e se defende muito bem, porém seus ataques deixam a desejar. Precisa treinar mais o poder de finalização. Suas lutas mais conhecidas foram contra o chileno 'El Mago' Valdivia e o argentino Marticinuccio 'El Porteño'.

Marcos ‘The Engine’ Arouca
Categoria: Médio (Middleweight)
Altura: 5,6" (1,70 cm)
Peso: 158 lbs (72 kg)
Características: Quando ele está bem, pode ter certeza que a luta vai ser boa. Aguerrido, não desiste nunca e talvez seu único defeito seja a finalização. Conquistou muitas vitórias e já é especulado para brigar pelo cinturão de sua categoria. Tem muito fôlego, é jovem e deve, em breve, buscar novas oportunidades no mercado europeu.


Elano ‘The Kicker’ Blumer
Categoria: Meio Médio (Welterweight)
Altura: 5,8.5" (1,74 cm)
Peso: 160 lbs (73 kg)
Características: Conhecido pelo excelente poder de finalização, o The Kicker não passa por sua melhor fase. Nos últimos meses, somou algumas derrotas e chegou a ser vaiado em pleno octógono. Por finalizar bem é especialista nas submissions e seus chutes certeiros já derrubaram lutadores internacionais. Em sua grande oportunidade na carreira, foi à lona após ser derrubado pelo marfinense Tioté.


PH Ganso 'The Conductor'
Categoria: Médio (Middleweight)
Altura: 5,11" (1,82 cm)
Peso: 171 lbs (78 kg)
Características: Uma das maiores revelações mundiais. Apesar de ser jovem, tem muita personalidade. Já foi alvo de críticos e torcedores, desfavoráveis a seu estilo de luta com pouca movimentação e sem agressividade. Imprevisível, pode, com um golpe certeiro, acabar com qualquer combate. Especialistas dizem que sua luta lembra lutadores dos anos 50. Porém, desde a grave lesão que sofreu ano passado, ainda sofre para recuperar o ritmo.


Neymar 'The Monster' Júnior
Categoria: Pena (Featherweight)
Altura: 5,8.5" (1,74 cm)
Peso: 143 lbs (65 kg)
Características: O mais promissor do cast santista. Ousado e alegre, é agressivo, ágil e uma máquina de bater adversários mais fortes. Apesar de ser oficialmente um peso pena, luta com adversários de categorias acima, e com destreza acima da média foge de alguns golpes até desleais. No octógono, costuma cansar seus adversários com fintas e esquivas. Derrubar seus oponentes ainda no primeiro assalto já virou rotina. No fim, sempre uma dancinha irreverente. É candidato a ganhar o cinturão de melhor lutador do mundo.


Humberlito Borges ‘El Matador’
Categoria: Médio (Middleweight)
Altura: 5,10" (1,76 cm)
Peso: 171 lbs (78 kg)
Características: Seu apelido não desmente o faro de nocauteador. Em 15 lutas como lutador do Santos, 12 adversários já foram à lona. As cabeçadas e os chutes, tanto de esquerda como de direita, são bons golpes do El Matador. No entanto, o mortal pra frente é sua marca registrada.


Alan 'The Spirit' Kardec
Categoria: Médio (Middleweight)
Altura: 5,10" (1,87 cm)
Peso: 170 lbs (77 kg)
Características: A envergadura e o alcance dos golpes são as principais armas do The Spirit para derrubar seus adversários. Suas pernas longas e as cabeçadas também já fizeram estragos, mas as dificuldades em se defender acabam o tornando presa fácil. Sua estatura ainda prejudica a luta de solo. O apelido é fruto de alguns combates especiais, quando depois de tanto apanhar, Kardec conseguiu o nocaute. Seu último feito foi contra o também brasileiro Marcelo ‘Baiano’ Lomba.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Sereias congeladas: Pelle e Fabi trocam Santos por time russo

Fabi e Pelle - Divulgação Santos FC
Quem caminha pelas ruas de Santos, principalmente, pelos arredores da Vila Belmiro constantemente ‘esbarra’ em alguma jogadora do futebol feminino do Santos. No entanto, duas delas deixarão de ser vistas por ali. A zagueira e capitã Aline Pelegrino, a Pelle, e a lateral Fabi assinaram contrato com o FC Rossiyanka, da Rússia, equipe que disputará a Copa Uefa de Futebol Feminino. Até o fim do mês as atletas ainda treinam com as Sereias da Vila.

Aos 29 anos e há três defendendo o Santos, Pelle não esconde a tristeza de deixar a Vila Belmiro. “É a chance da minha vida. Estou no finalzinho da minha carreira. Não podia deixar essa oportunidade. Mas, claro, vou sentir muito a falta das meninas e de tudo isso aqui. Vivi momentos únicos no Santos. Mas, se Deus quiser, isso é só um até logo”, falou a capitã.

Já experiente no território Internacional, uma vez que já vestiu a camisa do Boston Breakers (EUA), Fabi também comemora a negociação. “Eu estou muito feliz. Vai ser uma experiência muito boa para mim. Além do mais, vou levar minha mãe comigo”.

*com informações do site oficial do Santos Futebol Clube

Borges completa a festa do "dia mais feliz" de Neymar, e Santos vence o Flu

Borges preseteou Neymar com dois gols se isolando
na artilharia do campeonato - Foto: Leandro Amaral/Futura Press

"No dia mais feliz de sua vida", conforme afirmou em seu twitter, Neymar bem que tentou homenagear seu filho. Deu passes, aplicou chapéu, perdeu gols. Mas no fim, quem acabou homenageando o pequeno Davi Lucca, para a alegria de toda a torcida santista, foi seu parceiro Borges. Com dois gols do, agora, artilheiro isolado do Brasileirão, o Santos venceu por 2 a 1 o Fluminense em partida atrasada da oitava rodada. Rafael Moura marcou para o time carioca. Agora devendo apenas mais uma partida, o time alcançou os 21 pontos chegando à 14ª posição. Com quatro pontos de vantagem sobre o 17º colocado, o time parece ter espantado de vez o perigo de rebaixamento. Na próxima rodada, o time fecha sua "trilogia tricolor" no clássico contra o São Paulo, novamente na Vila Belmiro, domingo (28), às 16h. Já o Fluminense, faz clássico contra o Botafogo um dia antes, no Engenhão, às 18h.

"Padrinho Borges" faz dois e se isola na artilharia

Quando Neymar entrou em campo, dezenas de crianças o esperavam. Todas queriam recepcionar o mais novo papai santista. Afinal, horas antes, a criança mais importante de sua vida havia acabado de nascer. Recepção calorosa que também recebeu o técnico Muricy Ramalho, só que essa, vinda dos atletas do Fluminense, antigo clube do treinador. E foi com esse clima festivo que logo aos 6 minutos, Borges "recepcionou" o goleiro Diego Cavalieri com um chute que passou muito perto da trave direita.

Mas aos 13 não teve jeito para o goleiro. Após cobrança de falta de Elano pela direita, o atacante mergulhou e, com uma bela cabeçada, abriu o placar. Festa para a torcida santista e o papai Neymar.
 

Querendo dar um presente de grego ao time do Santos, o Fluminense partiu para o ataque. Com o trio Lanzini, Rafael Moura e Fred se movimentando bastante, o time chegou a carimbar a trave após chute de Fred em lance que foi mal anulado pelo árbitro Paulo Godoy de Bezerra.

Aos 38 minutos, o empate tricolor na jogada que é o calcanhar de Aquiles da zaga santista. Em cobrança de falta de Marquinho, Rafael Moura, sozinho, cabeceou firme para o fundo da meta santista. Oitavo gol do He-Man no campeonato.

No entanto, disposto a não estragar o dia de sua maior estrela, o Santos desempatou logo no ataque seguinte. Arouca invadiu a área e tocou curtinho para Borges, que dominou, ajeitou e marcou seu 12º gol no campeonato, garantindo mais homenagens ao recém-nascido Davi Lucca.

Rafael e Danilo fazem defesas espetaculares e Santos vence segunda seguida

O segundo tempo começou como acabou o primeiro. Com o Santos no ataque. Mas foi o tricolor que teve a primeira grande chance. Aos 11 minutos, Lanzini fez ótimo passe para Mariano, que avançou pela direita e tocou rasteiro. A bola cruzou toda a área santista até chegar a Carlinhos, de frente para o gol, chutar firme e sem goleiro, mas com Danilo que de carrinho fez incrível "defesa". De volta após mais de um mês de ausência, o mais novo selecionável do time jogou bem, desarmando e armando jogadas.

Empolgado, o time carioca partiu para cima. No ataque seguinte, Diogo, de fora da área, chutou forte e rasteiro. Mas mostrando que está recuperado da pancada na cabeça que sofreu domingo contra o Bahia, Rafael espalmou evitando o empate certo. Em outro ataque, Rafael Sóbis, que substituiu Fred, fez boa jogada pela esquerda e, sem angulo, chutou para outra boa interceptação do camisa 1.

No lado santista, Neymar tentava de tudo para homenagear seu filho. Aplicou dois lençóis em Lanzini, deu assistência para Arouca, que chutou para fora, e, no finzinho, teve a chance de deixar a sua marca. Mas desperdiçou o contra-ataque ao querer encobrir Diego Cavalieri.

Mas nada que estragasse a festa para o novo papai que, conforme disse em entrevista após o jogo, "agora é um homem mais responsável... fora dos gramados", para a alegria dos torcedores santistas e de seu parceiro Borges, que em breve também será pai... de gêmeos!

FICHA TÉCNICA:
SANTOS 2 X 1 FLUMINENSE


Estádio: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Paulo Godoy Bezerra (SC)
Auxiliares: Roberto Braatz (PR) e Carlos Berkenbrock (SC)
Renda/público: R$156.479,00 / 6.855

SANTOS: Rafael; Danilo, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Henrique, Elano (Adriano, 21'/2ºT) e Ganso (Bruno Aguiar, 37'/2ºT); Neymar e Borges (Alan Kardec, 32'2ºT). Técnico: Muricy Ramalho
FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Mariano, Gum, Digão e Carlinhos; Valencia (Diogo, 4'/2ºT), Edinho, Lanzini e Marquinho (Souza, Intervalo); Rafael Moura e Fred (Rafael Sobis, 13'/2ºT). Técnico: Abel Braga

Cartões amarelos: Arouca, Danilo e Elano (SAN); Marquinho, Digão, Edinho e Diogo (FLU)
Gols:  Borges, 13'/2ºT (1-0); Rafael Moura, 38'/1ºT (1-1); Borges, 41'/ºT (2-1)

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Vem aí Davi Lucca! Nasce primeiro filho de Neymar

Nasceu na manhã desta quarta-feira (24), em São Paulo, Davi Lucca, primeiro filho de Neymar. A mãe, cuja identidade o atacante pediu para ser preservada, tem 17 anos e é uma ex-namorada que Neymar conheceu na igreja que frequenta, no ano passado.

Logo após o nascimento, o camisa 11 santista postou uma foto em seu Twitter e comemorou via site oficial:

"É com muita felicidade que venho anunciar o nascimento do meu filho, DaviLucca , na manhã desta quarta-feira, 24 de Agosto, no Hospital São Luiz, em São Paulo. São 2,810 kg de pura “ousadia e alegria” !!!!

Agradecemos muito a Deus por esta benção que é o Davi Lucca na nossa vida."

A equipe Papo da Vila parabeniza o atacante desejando saúde ao recém-nascido. Aproveitamos também para presenteá-lo com alguns mimos. Será que esquecemos de algo? Deixe nos comentários qual presente comprar para o pequeno Davi Lucca.

Vivendo "caso de amor" com Santos, Muricy enfrenta o "ex" Fluminense

Mesmo que não exista mais amor, é difícil encontrar seu ex-namorado com outra mais bonita e não sentir uma pontinha de inveja. Nesta quarta-feira, às 20h30 na Vila Belmiro, esse deve ser o sentimento do Fluminense que encara o Santos, de Muricy Ramalho, em jogo atrasado da 8ª rodada do Campeonato Brasileiro. Depois de 10 meses e meio de namoro com o Tricolor carioca e a conquista do Brasileirão 2010, o treinador, hoje, vive caso de amor com Santos e com pouco mais de quatro meses de comando já conquistou a América e o Paulistão.

Os títulos não são a única prova de que o Santos é uma ‘namorada’ mais bonita para Muricy. Quando deixou o antigo relacionamento, o treinador reclamou da falta de estrutura e da presença de ratos nas Laranjeiras. Além disso, trocou farpas com o “pai da namorada “, o presidente Peter Siemsen. O dirigente disse ter ficado decepcionado com Muricy, deixando claro que jamais trabalhará – ou aceitará novo vinculo amoroso - com o treinador.

No caso de amor com Santos, Muricy tem toda a infraestrutura necessária – ele inclusive passa alguns dias instalado no CT Rei Pelé – e conta ainda com Neymar e Ganso, jogadores que qualquer treinador no mundo gostaria de ter como seu aliado em um relacionamento.

E justamente contra o ex-clube, Muricy Ramalho poderá colocar em campo, pela primeira vez no Brasileiro, o que tem de melhor. O lateral Danilo retorna após a conquista do Mundial sub-20 e assume de vez a vaga pela direita. Pará, que o substituiu durante este período, retorna após cumprir suspensão, mas fica na reserva. Já o capitão Edu Dracena, que também estava suspenso, regressa na vaga de Bruno Rodrigo. O único desfalque santista é o meio campista Ibson com uma lesão muscular na coxa esquerda.

Mas se engana quem pensa que o lado esquerdo do peito dos tricolores está no vácuo. Do outro lado, Abel Braga não deixa por menos e apesar de algumas crises normais em qualquer relacionamento, preenche a lacuna no coração dos tricolores. Na nona colocação, com 25 pontos, o Fluminense quer estragar o bom relacionamento do ex e conta com os três pontos para encostar no G-4 – hoje o Vasco é o 4º, com 34 pontos.

A única alteração tricolor em relação ao time que empatou com os vascaínos, no último domingo, é a entrada de Digão ao lado de Gum, na vaga do suspenso Marcio Rosário. Leandro Euzébio e Mateus Carvalho seguem vetados pelo Departamento Médico. Já no ataque, Fred e Rafael Moura voltam a formar a dupla de ataque.

Força da Vila

Apesar de ter sido derrotado pelo Coritiba, no último jogo realizado na Vila Belmiro, o Santos conta com o seu estádio para vencer, pela primeira vez no Brasileiro, duas partidas seguidas no Brasileirão. Foi jogando no alçapão que o Peixe conquistou 14 dos seus 18 pontos até aqui.

Opinião na Vila: Sem Pelé, restam três vagas no avião para o o Japão

Após conquistar a América, o Santos se prepara
para sua viagem mais importante dos últimos 48
*Colaborou Bruno Eizo

Tudo bem que o Mundial Interclubes é só em dezembro e o Santos deve pensar primeiro em sair dessa incomoda situação que se encontra no Campeonato Brasileiro.

Mas com o elenco que possui, o Santos não corre riscos e mesmo que não brigue pelo título deve terminar, pelo menos, entre os dez primeiros colocados. A ressaca da conquista da Libertadores não é mais desculpa para as más atuações e nem mesmo os desfalques, já que a partir desta terça-feira, com a volta do volante/lateral Danilo, Muricy Ramalho estará com todo o elenco a sua disposição para tentar a recuperação no Brasileiro.

Mas e para o Mundial? Dos 32 jogadores que hoje compõem o elenco, pelo menos nove não estarão na lista final dos 23 que embarcarão para o Japão. Sem contar que novos reforços ainda podem chegar, principalmente, um lateral-esquerdo para cobrir a lacuna deixada por Alex Sandro, negociado com o Porto (POR). O titular da posição, o veterano Léo, já deixou claro que não aguenta a maratona de jogos e precisa de um reserva. O Papo da Vila fez um levantamento por posições e mostra para você quem deverão ser os 23 representantes no Mundial, salvo alguma lesão ou negociação.

GOL

No gol, Rafael, Aranha e Vladimir já podem se preocupar em retirar o visto de entrada no país asiático. O primeiro, titular absoluto, é apontado como uma das grandes revelações da posição e candidato a disputar os próximos Jogos Olímpicos (completará 22 anos em 2012). Roma e Palermo já teriam feito propostas de € 4 milhões que foram prontamente negadas pelo clube. Já os outros dois, sempre que precisaram substituir Rafael, mostraram que o time pode confiar neles. No último domingo, após o titular lesionar-se, Vladimir assumiu o gol e agradou muito o técnico Muricy. " O Rafael sentiu tontura e precisou sair, mas esse menino (Vladimir) foi uma surpresa muito agradável. É um jogador que estamos preparando para o futuro".

ZAGA

O capitão Edu Dracena e Durval serão a dupla de zaga. Desde 2010 jogando juntos, os dois são unanimidades mesmo com as críticas em relação às jogadas aéreas. Seus substitutos diretos serão os Brunos, Rodrigo e Aguiar. Enquanto o primeiro é mais usado quando algum dos dois se lesiona ou cumpre suspensão, o segundo entra quando o técnico opta por três zagueiros.

LATERAL

Nas laterais, surgem as primeiras dúvidas. Danilo tem vaga garantida, assim como Léo e Pará, que pode jogar nos dois lados. Leandro Silva não agradou e dificilmente estará no Japão. Resta então uma vaga para o tão sonhado reserva de Léo, que se chegar e agradar pode completar o setor defensivo. Caso isso não aconteça, Pará deve ser o substituto imediato de ambos os lados.

MEIO-CAMPO

Setor mais reforçado pela diretoria, é também o que parece mais definido. Adriano, único volante de pegada e xodó de Muricy, já pode reservar um dinheirinho a mais para gastar com as tecnologias japonesas. Vaga garantida também para Arouca, que eventualmente poderá cobrir a lateral-direita e Elano, jogador do elenco com maior experiência internacional. Devem fechar o setor os novos contratados, Ibson e Henrique, além, é claro, do camisa 10 santista, PH Ganso.

ATAQUE

Neymar e Borges formarão a dupla titular. Resta então definir seus reservas. Após o gol no último domingo, Alan Kardec ganhou a confiança que precisava e praticamente se garantiu como uma opção ao "atacante de área", Borges. Já Neymar carece de um reserva minimamente qualificado. As maiores chances são para Diogo que, apesar das inúmeras lesões e do pouco futebol apresentando, tem experiência internacional e pode eventualmente jogar mais recuado.

Restam poucas vagas no
avião santista
RESTAM 3 VAGAS

Para as últimas vagas, Muricy deve optar por um zagueiro, lateral e atacante. Na lateral, mesmo com a falta de um substituto para Léo,
Leandro Silva deve mesmo ficar de fora já que o treinador, nos últimos jogos, tem optado por eventuais adaptações de Arouca. O outro lateral do elenco, o jovem Chrystian, ainda não jogou com Muricy no comando e seria um azarão. Como comparação, o Internacional em 2010 também levou três laterais.

Como Muricy gosta de armar times com três zagueiros, uma das últimas vagas poderia sobrar para Vinicius Simon, zagueiro que já atuou com Muricy, mas que também não foi bem, sendo expulso em seu único jogo no Brasileirão (Cruzeiro 1x1 Santos). Também aparece como azarão da lista.

No meio de campo, boas chances para Felipe Anderson e Possebon. O primeiro é visto pela diretoria como promissor e, apesar de ter sido utilizado em algumas oportuinidades, ainda não vingou. No entanto, pode ir ao Japão para ganhar experiência. Já Possebon é, dentre os reservas, o com maiores características defensivas. Roger Gaúcho não agradou e deve ser devolvido assim que seu período de experiência acabar. Anderson Carvalho, também da base, tem poucas chances.


No ataque, Rychely e Tiago Alves lutam pela teórica última vaga. O primeiro substituiu o camisa 11 enquanto esteve na Copa América e marcou dois gols no Brasileirão. Mas como não tem ficado no banco nos últimos jogos deve perder a vaga para o segundo, também aposta do clube. Mas e o Pelé? Não ia jogar? 

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Enquete: Para torcedores, Danilo deve assumir lateral-direita

Campeão Mundial sub-20 no último sábado pela seleção brasileira, Danilo se reapresenta nesta terça-feira e já deve ficar a disposição de Muricy Ramalho para o confronto de amanhã (24) contra o Fluminense, em jogo atrasado da 8ª rodada do Campeonato Brasileiro. Convocado por Mano Menezes, o jogador chega cheio de moral para assumir, pelo menos até o final do ano, a lateral-direita do time da Vila Belmiro. Já negociado com o Porto (POR), ele se apresenta ao clube europeu em janeiro de 2012, mas caso o Santos não conquiste o Mundial Interclubes, em dezembro, existe a possibilidade do jogador permanecer até junho.

Até lá, Danilo quer convencer Muricy Ramalho que pode lutar por uma vaga no meio-campo. Foi nesta posição que o jogador fez suas melhores apresentações com a camisa santista. No entanto, no início da temporada o Santos contava com o lateral-direito Jonathan, já negociado com a Inter de Milão.

Com a carência na lateral-direita – Pará e Leandro Silva não unanimidades – e a grande concorrência no meio campo – Ibson e Henrique foram contratados -, Danilo deve mesmo assumir a vaga pela direita. Se depender da torcida, o lugar do lateral está garantido.

O Papo da Vila (PDV) perguntou durante a última semana em qual posição o jogador deveria atuar. 73% dos santistas querem que Danilo assuma de vez a vaga deixada por Jonathan na lateral-direita. O restante (27%) acredita que o jogador deve mesmo tentar convencer Muricy de que seu espaço no time é ao lado de Arouca e Ganso.

Não deixe de votar na nova enquete do PDV:

Qual foi a melhor contratação do Santos para o Campeonato Brasileiro?

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Papo de Pescador - "Fase boa ou ruim, sou santista em todos os momentos"

Cássio e suas filhas
No meio das 11.555 pessoas que estiveram no Pacaembu para ver o Santos jogar contra o Ceará, na partida que aconteceu em 7 de agosto,  estava Edecassio Mendes, mais conhecido como Cássio, um santista de 34 anos que acompanha os jogos em campo sempre que possível. Embaixo de um sol de 29°C, acompanhado das filhas o torcedor agradece a família a tradição de ser santista e se orgulha de fazer parte da torcida do Peixe.

O time alvinegro não esta enfrentando uma boa fase no Campeonato Brasileiro, está em 15° na tabela de classificação, e não fez grandes partidas nos últimos jogos que disputou. Apesar disto, Cássio vai aos estádios sempre que pode para dar força ao time. Na opinião do torcedor o problema é que o técnico Muricy, às vezes, faz algumas mudanças que não favorecem o time.

“Ele faz umas mexidas que eu acho que não tem nada a ver e acaba estragando o time”, conta.

Um das reclamações de Cássio é a contratação de Ibson, um jogador que, segundo ele, não está a altura de um time como o Santos.

O Peixe acertou a rescisão do jogador com Spartak Moscou (RUS) por 4 milhões de euros. O volante chegou ao Santos em julho deste ano e veio como promessa para o meio-de-campo.

“Não gosto do Ibson, acho que ele não vai dar certo no Santos. Não sou fã do futebol dele e não achei bacana essa escolha do Muricy”, desabafa.

O técnico assumiu o time da Vila em abril de 2011 e ganhou a confiança dos torcedores com a conquista da Taça Libertadores, porém, desde então o  rendimento do time caiu. Mas quando o assunto é a conquista continental, Cássio esquece toda a má fase e lembra o quanto foi emocionante estar no estádio e ver o time alvinegro conquistar o título.

“Eu tava ali no tobogã e aquilo ali é pra nunca mais esquecer. Esperei 34 anos por isso, foi muita emoção, muito bom, não tem emoção igual, tirando o nascimento das minhas meninas, não tem nada igual”, conta.

Cássio diz se orgulhar de poder ter visto jogadores como Neymar e Ganso em campo e acrescenta mais três jogadores que em sua opinião foram os melhores que ele viu jogando nestes 34 anos de vida. Elano, Léo e Giovanni fecham a lista de seus preferidos.

E se depender do pai, as filhas gêmeas, também santistas, terão uma lista desta daqui alguns anos. Ao ser questionado se as meninas foram obrigadas a torcer pelo time da Vila, o pai logo responde que não, elas que fizeram a escolha.

“Não forcei nada. Elas vêem o pai indo sempre ao estádio, falando sempre do Santos e talvez isso tenha influenciado um pouco, mas elas já sabem o que é bom”, diz sorrindo.

Quer ler mais histórias como a de Cássio? Clique aqui
Tem uma história interessante? Envie um e-mail para blogpapodavila@gmail.com

Humor na Vila - O pedido de Léo


Não viu as charges anteriores? Clique aqui

domingo, 21 de agosto de 2011

Santos toma sufoco, mas consegue primeira vitória fora de casa

Herói da noite, Alan Kardec marcou seu primeiro gol
com a camisa santista - Foto: Eduardo Martins/A Tarde/Futura Press
Arte: Bruno Eizo
Na noite deste domingo (21), a equipe santista derrotou o Bahia por 2 a 1, e enfim venceu sua primeira partida fora de casa no campeonato, saindo do Z4. Neymar e Alan Kardec marcaram para o alvinegro enquanto Junior descontou para o time da casa. O jogo, além de marcar a primeira vitória santista fora de seus domínios, também teve várias outras novidades: Foi a primeira partida do goleiro Vladimir no Brasileirão, o primeiro gol de Alan Kardec com a camisa santista, a primeira vitória de Neymar no campeonato e o primeiro jogo em que o camisa 11 não recebeu cartão amarelo. Agora com 18 pontos e na 15ª colocação, a equipe volta a campo na quarta-feira, em partida adiada da 8ª rodada, contra o Fluminense, às 20h30, na Vila Belmiro. Já o tricolor baiano faz clássico nordestino contra o Ceará, em Fortaleza, no próximo domingo (28), às 16h, pela última rodada do primeiro turno.

CONFIRA AQUI A CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRÃO 2011  


Neymar converte pênalti e Rafael evita o pior

Disposto a sair da zona de rebaixamento, a equipe santista não se intimidou com os 32.000 tricolores presentes e marcou logo no início. Aos dois minutos, após passe de Borges, Ganso invadiu a área e sofreu pênalti de Marcone. Foi a quinta penalidada máxima sofrida pela equipe paulista, que havia perdido as duas últimas com Elano e Borges. Porém, dessa vez, Neymar foi o encarregado da cobrança. O atacante cobrou rasteiro, no cantinho esquerdo de Marcelo Lomba dando fim ao jejum de pênaltis santistas.

O gol não abalou os donos da casa que responderam na jogada seguinte. Junior recebeu bom passe dentro da área e de primeira emendou para o gol. Rafael fez ótima defesa evitando o gol de empate. Um minuto depois, contra-ataque santista com Neymar e Borges perdendo gols incríveis. A jóia santista partiu em velocidade e ao seu estilo, driblou o goleiro Marcelo Lomba. Sem goleiro, o camisa 11 chutou fraco e Ávine tirou em cima da linha. No rebote, Borges chutou para fora.

Após esse lance, o time da casa, em ritmo alucinante, passou a sufocar o Santos que não mais conseguia armar jogadas. Aos 13, Ávine cruzou e Junior, de cabeça, acertou o travessão. Aos 22, Marcos recebeu dentro da área e, de frente para o gol, chutou em cima do goleiro Rafael. Três minutos depois, Junior marcou o gol após rebote do goleiro Rafael mas, em posição ilegal, a jogada foi anulada.

Aos 29, enfim o empate baiano. Junior, sempre ele, aproveitou nova sobra de bola após espetacular defesa de Rafael e, agora em posição legal, apenas empurrou para o fundo das redes. Empate merecido para a única equipe que jogava.

Quatro minutos depois, Rafael, em noite espetacular, evitou a virada baiana após desviar cobrança de falta de Marcos. A bola ainda bateu no travessão antes de sair. Essa foi a última defesa do goleiro na partida já que, aos 40 minutos, o jogador chocou-se com Carlos Alberto paralizando a partida por três minutos. Após o atendimento, o jogador continuou até o final do primeiro tempo mas tonto, já sinalizava que não continuaria na etapa final.

Substitutos decidem jogo

Para o segundo tempo, Vladimir substitui Rafael na meta santista. Baiano de Ipiaú, o Muqueca, como é chamado pelo elenco santista, fazia sua estreia no campeonato jogando em seu estado. E, apoiado pelos seus familiares que o acompanhavam no estádio, o jogador não decepcionou.

Assim como no primeiro tempo, foi o Santos que teve a primeira grande chance. Aos oito minutos, Ganso inteceptou passe errado da zaga baiana e emendou com a perna direita um chutaço que explodiu no travessão.

Mas logo o time da casa voltou a dominar a partida impedindo o Santos de trocar passes. Porém, falhando nas finalizações, não levava perigo à meta santista. Aos 29, a melhor chance. Gabriel, dentro da área e de frente para o gol chutou para o providencial desvio de Vladimir que evitou outra boa chance tricolor. Três minutos depois, foi a vez de Reinaldo finalizar para fora. Tantos erros acabaram custando a vitória do time da casa.

Em lance isolado do ataque santista, Elano cobrou escanteio e o goleiro afastou. No rebote, Henrique tocou de cabeça para Alan Kardec, que havia acabado de substituir Borges, de primeira, surpreender o goleiro Marcelo Lomba e, por cobertura cobertura, marcar o "espirituoso" gol que garantiu a vitória alvinegra.


FICHA TÉCNICA
BAHIA 1 X 2 SANTOS

Estádio: Pituaçu, em Salvador (BA)

Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo (MG) e Nadine Scharam Camara Bastos (SC). 

BAHIA: Marcelo Lomba; Marcos (Gabriel, aos 22'/2ºT), Paulo Miranda, Titi, Ávine; Marcone, Fahel, Diones (Ricardinho, aos 31'/2ºT), Carlos Alberto; Jones e Júnior (Reinaldo, aos 20'/2ºT). Técnico: René Simões.
SANTOS: Rafael (Vladimir, no intervalo); Arouca, Bruno Rodrigo, Durval, Léo; Adriano, Henrique, Elano (Bruno Aguiar, aos 43'/2ºT), Ganso; Neymar e Borges (Alan Kardec, aos 30'/2ºT). Técnico: Muricy Ramalho.

 

GOLS: Neymar (0-1), aos 3'/1ºT ; Júnior (1-1), aos 28'/1ºT ; Alan Kardec (1-2), aos 38'/2ºT.
Cartões amarelos: Marcone, Carlos Alberto e Fahel (Bahia) Léo e Adriano (Santos). 

Jogos históricos entre Santos e Bahia

Apesar de não se enfrentarem desde 2003, Santos e Bahia possuem muita história em campeonatos nacionais. Em 1959, decidiram a primeira Taça Brasil da história. Na época, o Bahia derrotou o Santos de Pelé em pleno Maracanã por 3 a 1, após derrota no primeiro jogo por 2 a 0.

E no último confronto, ocorrido na Fonte Nova, ambos times entraram para a história do Brasileirão com a partida com maior número de gols marcados. Foram 11 na vitória santista por 7 a 4, número só igualado pela goleada corintiana sobre o Tiradentes por 10 a 1 em 1983.

Naquele jogo foram três viradas de placar e uma grande atuação da dupla Diego/Robinho. Cada uma das estrelas santistas marcou duas vezes, com direito a golaço do camisa 7. Acompanhe a seguir os gols daquela partida.




Data: 22/10/2003


Local: Estádio da Fonte Nova, em Salvador (BA)

Árbitro: Jorge Fernando Rabello (RJ)

Cartões amarelos: Ramos, Preto e Guto (B); Alex (S)

Gols: Didi (09-1), Robinho (14-1), Léo (16-1), Didi (22-1), Robinho (27-1) e Cícero (36-1); Preto (07-2), Diego (19-2), Diego (21-2), William (35-2) e Fabiano (46-2).



BAHIA: 
Émerson; Guto (Paulinho), Accioly, Marcelo Souza e Lino; Neto, Ramos, Preto e Cícero (Danilo); Jean Carlos (Nonato) e Didi
Técnico: Lula Pereira


SANTOS: 
Fábio Costa; Neném (Reginaldo Araújo), Alex, André Luís e Léo; Paulo Almeida, Renato, Elano (William) e Diego; Robinho e Fabiano
Técnico: Émerson Leão

Santos encara Bahia e Renê reencontra "Monstro"

Cada vez mais longe do topo, o Santos volta a campo neste domingo (21), às 18h, na expectativa de sua primeira vitória fora de casa. E a tarefa não será fácil. Seu adversário, o Bahia, além de possuir apenas uma derrota em seu estádio (1 a 0 para o Corinthians), conta com aproximadamente 27.000 fanáticos torcedores por partida. Para o jogo deste domingo não há mais ingressos. 

Na zona de rebaixamento, o time santista, mesmo com a vitória, pode continuar no Z4 dependendo de outros resultados. Já o Bahia, na 13ª posição com 20 pontos, aposta no bom resultado para ratificar sua condição de postulante a vaga na Sul-Americana.

O principal atrativo do jogo será o reencontro do técnico Renê Simões e Neymar, após polêmica ocorrida no nacional do ano passado. Na vitória do Santos sobre o Atlético-GO, comandado por Renê, por 4 a 2, o jogador discutiu rispidamente com o ex-técnico do Santos, Dorival Júnior, que não deixou o camisa 11 cobrar um pênalti. Após a partida, o treinador do time goianiense fez duras críticas à Jóia santista.

"Estou desde garoto no futebol e poucas vezes vi alguém tão mal-educado desportivamente. Sempre trabalhei com jovens e nunca vi nada assim. Está na hora de alguém educar esse rapaz, ou vamos criar um monstro. Estamos criando um monstro no futebol brasileiro", comentou Renê sobre Neymar.

Retornos e desfalques

Para a partida, a principal novidade santista será o retorno do meio campista Elano, que ficou de fora das duas últimas partidas por lesão. Em compensação, Muricy não contará com Edu Dracena e Pará. Assim, Arouca e Adriano devem se revezar no lado direito do campo, já que, para o técnico, o récem contratado Leandro Silva "ainda não possui a confiança necessária". Na zaga, Bruno Rodrigo fará dupla com Durval.

No ataque, Neymar e Borges estão confirmados. Será a sexta partida da Jóia santista no campeonato, que perdeu todas as partidas que disputou. Já o camisa 9, artilheiro do Brasileirão, espera mostrar fora de casa o mesmo faro de gols que tem quando joga em casa. Dos seus dez gols, apenas dois foram marcados no campo adversário.

Bahia não terá seu "Monstro"

Do lado baiano, a principal ausência será o atacante Jóbson. O artilheiro do time foi punido após atrasar-se para a concentração nesta sexta-feira. Este foi apenas mais um caso, dentre vários que ocorreram na carreira do jogador sendo, o principal deles, a suspensão pelo uso de crack em 2009. Para seu lugar Renê deve optar por Jones. O restante do time será o mesmo que empatou contra o Palmeiras na última quinta-feira (18).

Sobre o Monstro Neymar, o técnico não acredita que ele tenha mudado. "Eu falei o que falei naquela época como educador, como profissional de futebol (...) Não acho que ele tenha mudado, mas as pessoas que tratam dele o orientam melhor.

Mesmo assim, o técnico não tem dúvidas quanto ao sucesso do atleta. "Vejo que hoje ele é o grande nome do futebol brasileiro. Não tenho dúvida de que será o nome da nossa Copa". 



 *com informações do globoesporte.com