quinta-feira, 11 de agosto de 2011

0 a 0 em Clássico sem estrelas e sem emoção

Borges e Leandro Castan - Foto: Fernando Pilatos
Se o Santos contava com os nove pontos dos três jogos atrasados para iniciar uma arrancada no Brasileirão precisará refazer as contas. “Pagando” a primeira partida que deve, o time de Muricy Ramalho não passou de um empate sem gols com o Corinthians, nesta quarta-feira. E mesmo ganhando duas posições, ainda continua longe dos líderes, na 14ª colocação. Já o rival, subiu apenas um degrau, o mais alto, e com o resultado não vê mais ninguém a sua frente. Com os mesmos 33 pontos que o Flamengo, mas com uma vitória a mais – 10 a 9 – retomou a liderança do Brasileirão.

Ná próxima rodada, a equipe santista viaja até Goiânia, onde enfrenta no sábado, às 18h30, o Atlético-GO. Já o Corinthians, recebe no domingo, o Ceará, às 16h, no Pacaembu.


CONFIRA AQUI A CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRÃO 2011

Sem estrelas = futebol fraco

A noite fria e a chuva fina devem ter desanimado os times. Muricy, que durante a semana treinou a equipe com três zagueiros, acabou escalando o time com Ibson e Elano na armação. Já Tite, apostou novamente em Danilo e Alex como cérebros da sua equipe. E mesmo com tanta "criatividade", o que menos se via no início da partida eram jogadas bem criadas. Faltavam jogadas individuais, arrancadas, passes em profundidade. Em suma, faltavam Neymar, Ganso, Liedson e Jorge Henrique.

Somente aos dez minutos, ocorreu o primeiro lance importante da partida. Não se tratou de nenhum chute perigoso ou defesa espetacular e sim a lesão do lateral corintiano Fabio Santos. Após disputa de bola com Arouca, o jogador caiu de mal jeito e fraturou a clávicula. Fabio desfalcará a equipe por dois meses. Sem um lateral-esquerdo no banco, Tite optou por improvisar Weldinho no setor.

Melhor no primeiro tempo, o Corinthians, aos poucos, começou a acertar os passes e encurralar o Santos. Aos 22 minutos, criou a primeira boa chance quando Alex tabelou com Emerson e finalizou para fora. Um minuto depois, em jogada semelhante, Emerson recebeu de Willian, invadiu a área e tocou por cima do goleiro Rafael.

O Santos só assustava em bolas alçadas na área por Elano, que o goleiro Danilo Fernandes sempre afastava. Quando tentava jogar pelo chão, a equipe esbarrava ou na dupla de volantes, ou na dupla de zagueiros. Aos 31 minutos o Peixe conseguiu sua primeira finalização. Após bola mal afastada pela zaga corintiana, Pará tocou rápido para Elano que chutou cruzado para fácil defesa do goleiro corintiano.



Santos melhora, mas peca nas finalizações

Apesar de voltar igual no 2º tempo, Muricy pediu uma importante mudança tática ao time. "Falei para o Diogo encostar mais no Borges. Com dois jogadores na área, 'tiramos' um volante do Corinthians do meio-campo e ganhamos espaço para o Elano e Ibson armarem as jogadas", explicou o treinador no final do jogo.

A mudança surtiu efeito. Logo aos cinco minutos, Borges, pela direita, recebeu passe de Arouca e tocou para a rápida passagem de Elano. O meia chutou cruzado e exigiu boa defesa de Danilo.

Aos 15 minutos, Henrique levantou a bola para Diogo, que de cabeça passou para Ibson chutar de primeira por cima do gol. Aos 22 minutos, a melhor chance da partida. Elano levantou bola na área e Borges, sem marcação e em posição legal, chutou para fora. Pela primeira vez, desde que chegou ao Santos, o atacante saiu da Vila Belmiro sem marcar gols.

Nos minutos finais, Muricy ainda tentou mudar a partida ao colocar Alan Kardec e apostar nos cruzamentos. Entretanto, com os pés tortos dos laterais, nenhuma bola chegou ao esguio atacante.

Melhor jogador do Santos na partida, Elano, que foi substituido por Adriano após sentir dores no tornozelo, recebeu seu terceiro cartão amarelo e não enfrenta o Atlético-GO. Aplaudido, o meia parece novamente em paz com os torcedores. No final da partida, ainda deu tempo para Edu Dracena receber cartão amarelo por reclamação. Também pendurado, o capitão desfalca a equipe na próxima rodada. No fim, 0 a 0 e a esperança de que no segundo turno não haja tantos desfalques.

FICHA TÉCNICA:


SANTOS 0 X 0 CORINTHIANS

Estádio:
Vila Belmiro, Santos (SP)


Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)

Auxiliares: Vicente Romano Neto (SP) e Rogério Pablos Zanardo (SP)
Renda e público: R$ 226.730,00 / 9.714 pagantes



SANTOS: Rafael, Pará, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Henrique, Elano (Adriano, 30'/2ºT) e Ibson; Diogo (Alan Kardec, 34'/2ºT) e Borges. Técnico: Muricy Ramalho
CORINTHIANS: Danilo Fernandes, Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos (Welder, 13'/1ºT); Moradei e Paulinho; Willian (Elias Oliveira, 23'/2ºT), Alex e Danilo; Emerson. Técnico: Tite

Cartões amarelos: Elano, Edu Dracena (SAN)

3 comentários:

Felipe disse...

Você ainda achou um melhor jogador (Elano) em campo?

Bruno Eizo disse...

foi difícil achar, mas o elano até que jogou bem

Heitor Fujinami disse...

danilo fernandes é seleção!!!