domingo, 21 de agosto de 2011

Santos toma sufoco, mas consegue primeira vitória fora de casa

Herói da noite, Alan Kardec marcou seu primeiro gol
com a camisa santista - Foto: Eduardo Martins/A Tarde/Futura Press
Arte: Bruno Eizo
Na noite deste domingo (21), a equipe santista derrotou o Bahia por 2 a 1, e enfim venceu sua primeira partida fora de casa no campeonato, saindo do Z4. Neymar e Alan Kardec marcaram para o alvinegro enquanto Junior descontou para o time da casa. O jogo, além de marcar a primeira vitória santista fora de seus domínios, também teve várias outras novidades: Foi a primeira partida do goleiro Vladimir no Brasileirão, o primeiro gol de Alan Kardec com a camisa santista, a primeira vitória de Neymar no campeonato e o primeiro jogo em que o camisa 11 não recebeu cartão amarelo. Agora com 18 pontos e na 15ª colocação, a equipe volta a campo na quarta-feira, em partida adiada da 8ª rodada, contra o Fluminense, às 20h30, na Vila Belmiro. Já o tricolor baiano faz clássico nordestino contra o Ceará, em Fortaleza, no próximo domingo (28), às 16h, pela última rodada do primeiro turno.

CONFIRA AQUI A CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRÃO 2011  


Neymar converte pênalti e Rafael evita o pior

Disposto a sair da zona de rebaixamento, a equipe santista não se intimidou com os 32.000 tricolores presentes e marcou logo no início. Aos dois minutos, após passe de Borges, Ganso invadiu a área e sofreu pênalti de Marcone. Foi a quinta penalidada máxima sofrida pela equipe paulista, que havia perdido as duas últimas com Elano e Borges. Porém, dessa vez, Neymar foi o encarregado da cobrança. O atacante cobrou rasteiro, no cantinho esquerdo de Marcelo Lomba dando fim ao jejum de pênaltis santistas.

O gol não abalou os donos da casa que responderam na jogada seguinte. Junior recebeu bom passe dentro da área e de primeira emendou para o gol. Rafael fez ótima defesa evitando o gol de empate. Um minuto depois, contra-ataque santista com Neymar e Borges perdendo gols incríveis. A jóia santista partiu em velocidade e ao seu estilo, driblou o goleiro Marcelo Lomba. Sem goleiro, o camisa 11 chutou fraco e Ávine tirou em cima da linha. No rebote, Borges chutou para fora.

Após esse lance, o time da casa, em ritmo alucinante, passou a sufocar o Santos que não mais conseguia armar jogadas. Aos 13, Ávine cruzou e Junior, de cabeça, acertou o travessão. Aos 22, Marcos recebeu dentro da área e, de frente para o gol, chutou em cima do goleiro Rafael. Três minutos depois, Junior marcou o gol após rebote do goleiro Rafael mas, em posição ilegal, a jogada foi anulada.

Aos 29, enfim o empate baiano. Junior, sempre ele, aproveitou nova sobra de bola após espetacular defesa de Rafael e, agora em posição legal, apenas empurrou para o fundo das redes. Empate merecido para a única equipe que jogava.

Quatro minutos depois, Rafael, em noite espetacular, evitou a virada baiana após desviar cobrança de falta de Marcos. A bola ainda bateu no travessão antes de sair. Essa foi a última defesa do goleiro na partida já que, aos 40 minutos, o jogador chocou-se com Carlos Alberto paralizando a partida por três minutos. Após o atendimento, o jogador continuou até o final do primeiro tempo mas tonto, já sinalizava que não continuaria na etapa final.

Substitutos decidem jogo

Para o segundo tempo, Vladimir substitui Rafael na meta santista. Baiano de Ipiaú, o Muqueca, como é chamado pelo elenco santista, fazia sua estreia no campeonato jogando em seu estado. E, apoiado pelos seus familiares que o acompanhavam no estádio, o jogador não decepcionou.

Assim como no primeiro tempo, foi o Santos que teve a primeira grande chance. Aos oito minutos, Ganso inteceptou passe errado da zaga baiana e emendou com a perna direita um chutaço que explodiu no travessão.

Mas logo o time da casa voltou a dominar a partida impedindo o Santos de trocar passes. Porém, falhando nas finalizações, não levava perigo à meta santista. Aos 29, a melhor chance. Gabriel, dentro da área e de frente para o gol chutou para o providencial desvio de Vladimir que evitou outra boa chance tricolor. Três minutos depois, foi a vez de Reinaldo finalizar para fora. Tantos erros acabaram custando a vitória do time da casa.

Em lance isolado do ataque santista, Elano cobrou escanteio e o goleiro afastou. No rebote, Henrique tocou de cabeça para Alan Kardec, que havia acabado de substituir Borges, de primeira, surpreender o goleiro Marcelo Lomba e, por cobertura cobertura, marcar o "espirituoso" gol que garantiu a vitória alvinegra.


FICHA TÉCNICA
BAHIA 1 X 2 SANTOS

Estádio: Pituaçu, em Salvador (BA)

Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo (MG) e Nadine Scharam Camara Bastos (SC). 

BAHIA: Marcelo Lomba; Marcos (Gabriel, aos 22'/2ºT), Paulo Miranda, Titi, Ávine; Marcone, Fahel, Diones (Ricardinho, aos 31'/2ºT), Carlos Alberto; Jones e Júnior (Reinaldo, aos 20'/2ºT). Técnico: René Simões.
SANTOS: Rafael (Vladimir, no intervalo); Arouca, Bruno Rodrigo, Durval, Léo; Adriano, Henrique, Elano (Bruno Aguiar, aos 43'/2ºT), Ganso; Neymar e Borges (Alan Kardec, aos 30'/2ºT). Técnico: Muricy Ramalho.

 

GOLS: Neymar (0-1), aos 3'/1ºT ; Júnior (1-1), aos 28'/1ºT ; Alan Kardec (1-2), aos 38'/2ºT.
Cartões amarelos: Marcone, Carlos Alberto e Fahel (Bahia) Léo e Adriano (Santos). 

Nenhum comentário: