sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Papo do Japão - Nomes em japonês

Hoje em dia é cada vez mais comum vermos em carros ou tatuagens ideogramas japoneses. Mas você sabe o que eles significam? E se o Santos jogasse no Japão? Como ficariam os nomes dos jogadores? Na abertura da nossa sessão, levaremos o time ao outro lado do mundo apresentando suas "novas camisas". Mas antes disso uma rápida explicação.

Vocês sabem a quem pertencem essas camisas?
Escrever em japonês é um tanto quanto confuso. Afinal, são três sistemas de escrita no país: Kanji, Hiragana e Katakana. O primeiro, importado dos chineses, talvez seja o mais conhecido de todos. Pictórico (cada ideograma representa uma ideia), é o mais extenso. Estima-se que uma pessoa precise conhecer 2 mil kanjis para ser considerada alfabetizada. Ao todo, são mais de 40 mil.

Os outros dois, assim como o alfabeto romano, são fonéticos. Cada um dos 46 ideogramas representam uma silaba, que juntas formam palavras. A diferença entre o Hiragana e Katakana é seu uso. Enquanto o primeiro serve para escrever apenas palavras japonesas, o segundo é restrito à palavras de origem estrangeira. Portanto é esse que iremos usar para ilustrar os nomes dos jogadores.

Apesar dos três alfabetos, muitos fonemas ocidentais inexistem como, por exemplo, a letra "L", a letra "V" e alguns fonemas com "S" e "R". Assim, o lateral-esquerdo Léo, no Japão seria chamado de "Reo", o zagueiro Durval, Dorubaru, enquanto o artilheiro Borges viraria "Borujesu". Outra diferença é quanto a letra "R" que no Japão é sempre lida de forma branda (raro, fraco), e nunca de forma forte (rato, honra, carro). Acompanhe na imagem abaixo a tradução dos nomes dos principais jogadores do elenco alvi-negro:

Papo do Japão

No escudo, Santos em japonês
Irashai*!
 

Apesar de ainda faltarem 117 dias para a estreia santista no Mundial de Clubes, marcada para o dia 14 de dezembro, o Papo da Vila traz a partir de hoje sua nova seção, totalmente voltada para o torneio no país do sol nascente.

Aqui no Papo do Japão traremos curiosidades e informações do país sede além de notícias sobre o Mundial. Portanto, garanta já um lugar no nosso avião que a viagem começa agora!

*Bem Vindos

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Podendo ser campeão Mundial no sábado, Danilo é convocado por Mano

* colaborou Vitor Pajaro

Em janeiro, Danilo foi campeão
Sul-Americano sub-20 - Foto: Reuters
O ano de 2011 certamente será lembrado para sempre pelos santistas. Mas para o volante/lateral Danilo a recordação será maior ainda. A serviço da seleção brasileira sub-20, o jogador disputa no próximo sábado a final do Mundial da categoria contra Portugal. As boas atuações do jogador também chamaram atenção de Mano Menezes, técnico da seleção principal, que nesta quinta-feira convocou o jogador para o amistoso contra Gana, no próximo dia 5 de setembro em Londres. Em sua primeira oportunidade, ele surge como opção pela lacuna deixada por Maicon, que passará por cirurgia no joelho.

Talvez nem o maior fã de Danilo ou o próprio jogador poderiam acreditar na meteórica trajetória de 2011. Contratado junto ao América-MG, no ano passado, Danilo logo foi adaptado ao meio de campo pelo técnico Dorival Jr. Nas poucas vezes que jogou em sua posição de origem, foi muito criticado como na derrota para o Grêmio Prudente, em plena Vila Belmiro, por 3 a 2. Em janeiro, com a chegada de Jonathan, sua efetivazação no meio de campo parecia certa. Mas no mesmo mês, jogando na lateral da Seleção sub-20, foi campeão do Sul-Americano da categoria.

Contudo, foi em outra conquista da América que Danilo brilhou. Na Libertadores, foi fundamental em alguns jogos marcando gols contra Cerro Porteño (PAR) e Colo-Colo (CHI), além do gol do título contra Penãrol (URU). Aos 20 anos, o volante/lateral já está negociado com o Porto (POR) e poderá dar, no sábado, uma prévia do que os portugueses verão a partir de janeiro. Isso porque, após a final de sábado o jogador retorna ao Peixe para a disputa do Brasileiro e, principalmente, do Mundial Interclubes, em dezembro.

Quando voltar, Danilo deve assumir de vez a lateral-direita santista, uma vez que Jonathan foi negociado com a Inter de Milão e o Santos reforçou o meio-campo com a chegada de Ibson e Henrique. O jogador, no entanto , ainda espera convencer Muricy Ramalho que deve ser aproveitado no mesmo setor que Ganso e Arouca. Entretanto, a carência na lateral deve fazer mesmo com que retorne a sua posição de origem.

O certo é que em 2011, Danilo já conquistou a América duas vezes (Libertadores e Sul-Americana), o Estado de São Paulo (Campeonato Paulista) e caminha para alçar novos vôos e quem sabe conquistar o Mundo também por duas vezes. O primeiro passo para integrar a lista de convocados na Copa no Brasil, em 2014, também já foi dado e se continuar nesse ritmo...

Ganso e Neymar novamente convocados

As estrelas do Santos, Neymar e Paulo Henrique Ganso, também foram convocadas por Mano Menezes. Com três jogadores chamados, a equipe santista foi a que mais cedeu atletas. Em má fase no Brasileirão, o Santos novamente sofrerá com desfalques. Com apresentação marcada para o dia 30 de agosto, os atletas não participarão das rodadas 20 (31/08 e 01/09) e 21 (03/09 e 04/09), a não ser que a CBF prorrogue a data. 



Confira abaixo a lista de Mano Menezes 
:

GOLEIROS
: Julio César (Inter de Milão), 
Fabio (Cruzeiro), 
Jefferson (Botafogo)



LATERAIS: 
Daniel Alves (Barcelona), 
Danilo (Santos), 
Marcelo (Real Madrid), 
Adriano (Barcelona)

ZAGUEIROS: 
Lúcio (Inter de Milão), 
Thiago Silva (Milan)
, David Luiz (Chelsea)
, Dedé (Vasco) 



VOLANTES: 
Lucas Leiva (Liverpool), 
Ralf (Corinthians), 
Luiz Gustavo (Bayern de Munique), 
Elias (Atlético de Madrid) 



MEIAS
: Paulo Henrique Ganso (Santos)
, Lucas (São Paulo), 
Fernandinho (Shakhtar) 



ATACANTES
: Alexandre Pato (Milan), 
Robinho (Milan)
, Neymar (Santos)
, Hulk (Porto), 
Ronaldinho Gaúcho (Flamengo), 
Leandro Damião (Internacional) 



E não deixe de votar na nossa enquete. 
Danilo deve lutar por uma vaga no meio-campo ou assumir, de vez, a lateral-direita?

Borges marca dois, perde pênalti e Santos volta ao Z4

Borges lamenta pênalti perdido
Foto: Leandro Amaral/Futura Press
O Santos até deu pinta de que voltaria a vencer. Após dizer na última terça-feira que a equipe precisava de uma boa sequência de vitórias para seguir com chances no Brasileirão, Borges marcou duas vezes tornando-se artilheiro do campeonato. Mas perdeu um pênalti e viu o Coritiba, com um jogador a mais, virar a partida impondo ao Santos o terceiro jogo seguido sem vitória.

Com o resultado, o Peixe volta para a zona de rebaixamento uma vez que o Atlético-PR derrotou o Cruzeiro. Já o Coritiba alcançou os 24 pontos e agora é o 9º. Na próxima rodada, ambas equipes jogam domingo fora de casa. Enquanto o Coxa viaja até Florianópolis, onde encara o Avaí, às 16h, o Santos vai à Salvador, enfrentar o Bahia, às 18h.

CONFIRA AQUI A CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRÃO 2011
CONFIRA AQUI A TABELA DE JOGOS DO SANTOS

Santos começa bem, mas sofre mais um gol de cabeça

O jogo mal havia começado e a torcida do Santos já comemorou. Logo aos quatro minutos, Pará, em belo cruzamento, encontrou Borges livre. O atacante cabeceou firme, para o chão, sem chances para o goleiro Edson Bastos. O gol precoce acomodou a equipe santista que recuou e não mais incomodou a zaga paranaense.

Aproveitando-se da situação, o Coritiba foi avançando. Aos 18 minutos, Tcheco cobrou escanteio e Jonas cabeceou para fora. Sinal amarelo para a zaga santista, muito criticada nos cruzamentos aéreos. Um minuto depois, Léo Gago, em cobrança de falta, acerta a trave esquerda de Rafael.

O Santos só voltou a incomodar aos 32 minutos quando Ganso tocou em profundidade para Borges. O atacante ganhou da marcação mas na hora do chute foi travado pela zaga. A resposta do Coxa veio rápida. Um minuto depois, Léo Gago, da intermediária, cruzou. A zaga tentou fazer a linha de impedimento, mas Jéci, sozinho e em posição legal, acertou cabeçada no contrapé de Rafael empatando a partida. Foi o quinto gol de cabeça sofrido pelo Peixe.

Ex-santista marca gol = derrota do Santos

Disposto a desempatar, o Santos começou o segundo tempo de forma semelhante. Aos 11 minutos, boa jogada de Neymar que invadiu a área e abriu na direita para Pará. O lateral cruzou forte e rasteiro. Borges, novamente ele, antecipou-se a zaga, resvalando na bola e colocando novamente o Peixe na frente do marcador. Foi o décimo gol do novo artilheiro do Brasileirão.

Cinco minutos depois, em jogada parecida, Neymar cruzou rasteiro, mas Borges não alcançou. A resposta do Coxa veio aos 20 quando Jonas, também em cruzamento rasteiro, encontrou o ex-santista Marcos Aurélio, de frente para o gol, chutar forte e estufar as redes sem chances para o goleiro Rafael. Foi a quarta vez que um ex-santista marcou gol no Santos. E em todas as outras, a equipe saiu como perdedora. Seria um sinal?

Aos 23 minutos, Neymar sofreu pênalti duvidoso de Léo Gago. Era a chance de quebrar a sina dos "ex-santistas". Mas Edson Bastos acertou o canto evitando o hat-trick de Borges.

O erro não desanimou os santistas, que continuavam buscando o gol da vitória. Mas aos 30 minutos, Pará recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Com um a menos, o empate parecia um bom resultado. Contudo, aos 42 minutos, Léo Gago avançou com velocidade e chutou forte, no canto esquerdo de Rafael, selando a vitória paranaense.

No final, ainda deu tempo para Edu Dracena, que voltava de suspensão, ser expulso por reclamação e Neymar receber mais um amarelo, mantendo os 100% de aproveitamento (cinco jogos, cinco cartões, cinco derrotas).

FICHA TÉCNICA
SANTOS 2 X 3 CORITIBA

Estádio: Vila Belmiro

Árbitro: Antonio F. de Carvalho Schneider (RJ)

Auxiliares: Wagner de Almeidas Santos(RJ) e Eduardo de Souza Couto (RJ)

Renda e público: R$ 128.650,00 / 5.143 pagantes


SANTOS: Rafael, Pará, Edu Dracena, Durval, Léo; Adriano, Arouca (Bruno Aguiar, 33'/2ºT), Henrique e Ganso (Felipe Anderson, 40'/2ºT); Neymar e Borges. Técnico: Muricy Ramalho.

CORITIBA: Edson Bastos; Jonas, Jéci, Emerson e Lucas Mendes; Léo Gago, Leandro Donizete, Tcheco (Geraldo, 33'/2ºT) e Rafinha; Aderson Aquino (Marcos Aurélio, Intervalo) e Bill (Leonardo, Intervalo). Técnico: Marcelo Oliveira.


GOLS: Borges, 3'/1ºT (1-0); Jeci, 34'/1ºT (1-1); Borges, 11'/2ºT (2-1); Marcos Aurélio, 20'/2ºT (2-2) e Léo Gago, 42'/2ºT (2-3)
Cartões amarelos: Durval, Arouca, Neymar (SAN); Emerson, Jeci, Bill, Tcheco, Leandro Donizete, Léo Gago, Edson Bastos, Leonardo (COR)

Cartões vermelhos: Pará, 30'/2ºT; Edu Dracena, 47'/2ºT

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Sem vencer há um mês, Neymar segue valorizado e requisitado

Você talvez pode nem ter se dado conta, mas Neymar, apontado por muitos como o melhor jogador em atividade no país está há mais de um mês sem vencer. Sua última vitória ocorreu dia 13 de julho ainda na primeira fase da Copa América quando a Seleção venceu o Equador por 4 a 2. Desde então, são seis jogos sem vencer, dois pela Seleção e quatro pelo Santos. Desses, o melhor resultado foi o empate em 0 a 0 entre Brasil e Paraguai pelas quartas de final da Copa América quando o Brasil acabou desclassificado nos pênaltis.

Mas, apesar dos sucessivos fracassos dentro dos gramados, sua fama e prestígio seguiram inabalados. Cada vez mais valorizado e requisitado, Neymar negocia novo aumento de salário com o Santos. Segundo o site UOL, os ganhos de Neymar passariam para R$ 1,3 milhão por mês e sua multa rescisória para R$ 122 milhões.

Fora de campo, o atleta assinou recentemente contrato com a Lupo, somando agora seis patrocinadores: Nextel, Panasonic, Red Bull, Tenys Pé Baruel, Nike e Lupo. Muito requisitado por celebridades e dirigentes esportivos, Neymar viaja o mundo fazendo gravações para programas de TV, comparecendo a eventos e, claro, participando de festas.

No final do mês de julho, por exemplo, participou, junto de Paulo Henrique Ganso, do sorteio das eliminatórias para a Copa 2014. O evento, que ocorreu no Rio de Janeiro, aconteceu um dia antes do jogo contra o Atlético-PR em Curitiba.

Há uma semana esteve na Alemanha, onde quarta-feira (10) atuou pelo Brasil na derrota por 3 a 2 para o time da casa. No dia seguinte, foi até Salzburg na Áustria conhecer uma das sedes da Red Bull. Na visita, voou em um helicóptero, pilotou um carro de corrida e experimentou um simulador de jatos.

Na sexta-feira, desembarcou em São Paulo, onde apenas se juntou ao restante do elenco santista seguindo para Goiânia. No sábado, jogo à noite e derrota para o Atlético-GO por 2 a 0. No domingo de manhã, viagem ao Rio de Janeiro e gravação para o seriado de TV Malhação. À noite, já em São Paulo, festa de aniversário do meia são paulino Lucas. E finalmente, na terça-feira (16), gravação na Vila Belmiro de um quadro para o Programa Caldeirão do Huck.

Ainda hoje (17), Neymar será titular na partida entre Santos e Coritiba.

Novas imagens de jogo eletrônico revelam visual de Elano, Neymar e Ganso

Elano, Neymar e Ganso "estreiam" Santos no PES
A Konami apresentou nesta semana, durante a Gamescom em Colônia-ALE, um novo trailer do seu simulador de futebol, o Pro Evolution Soccer 2012. A novidade para os santistas foi a divulgação das faces dos santistas Elano, Neymar e Ganso.

Já o vídeo, uma versão maior do divulgado no início do mês, mostra o funcionamento do sistema de inteligência artifical, onde os jogadores se movimentam sozinhos buscando espaços no campo. Outra novidade é o controle de jogador sem bola, em que é possível comandar outro jogador conforme se cobra uma falta ou escanteio, por exemplo.

Haverão também diferentes modos carreira, em que se poderá optar por ser um jogador, técnico ou até mesmo um dirigente.

Será a primeira vez que o Santos participa do jogo como time licenciado. Ele se junta a Corinthians, Internacional, Cruzeiro, Fluminense e Grêmio como um dos representantes brasileiros do jogo. O PES 2012 chega ao Brasil no final de setembro com versões para PS3, Xbox 360, PC, Wii, PS2 e PSP.

Santos também no FIFA 2012


Também durante a semana foi divulgado que o Santos estará presente como time licenciado no FIFA 2012, principal concorrente do PES 2012. Além do Peixe, estarão presentes Atlético-MG, Atlético-PR, Bahia, Botafogo, Coritiba, Flamengo, Grêmio, Corinthians, Cruzeiro, Palmeiras, São Paulo e Vasco. FIFA 2012 será lançado no final de setembro com versões para PC (R$ 60,00), PS2 (R$ 100,00), PS3 e Xbox 360 (R$180,00).

Assista ao trailer divulgado na Gamescom



Vila Belmiro é trunfo para Santos sair da degola e iniciar arrancada

Com apenas três pontos ganhos nos últimos quatro jogos, o Santos ocupa a modesta 16ª posição. Muito pouco para quem tem um elenco que no primeiro semestre conquistou o Paulistão e a Libertadores. Buscando se afastar da zona de rebaixamento, o Santos retorna a Vila Belmiro nesta quarta-feira, às 21h50, para encarar o Coritiba e tentar, mais uma vez, dar início a uma arrancada visando os líderes, hoje 19 pontos a frente. A Rádio Rock de Santos (98,1 FM) transmite a partida ao vivo.

Para isso o Santos espera que sua principal estrela volte a brilhar. Apesar de marcar dois gols contra o Flamengo e um contra o Atlético-PR, Neymar não vence um jogo com a camisa do Peixe desde a final da Libertadores, no dia 22 de junho. Depois disso, o camisa 11 só esteve em campo defendendo o Santos em quatro oportunidades, já que ficou suspenso pelo terceiro amarelo e serviu a seleção brasileira na Copa América e no amistoso contra Alemanha.

Com isso, Neymar não esteve em campo quando seu companheiro de ataque, Borges, fez o único gol da vitória frente o Ceará. Apesar do bom entrosamento, a dupla ainda não venceu nenhuma partida atuando junta. Para quebrar o tabu, o camisa 9 espera voltar a marcar na Vila Belmiro, onde já marcou cinco vezes neste Brasileiro. “Precisamos sair dessa incomoda situação. Acho que com três vitórias a gente pode voltar pensar no título”, disse o vice-artilheiro do Brasileirão.


Muricy Ramalho mais uma vez terá problemas para montar a equipe. Elano, com uma entorse no tornozelo esquerdo, não joga, assim como Ibson que tem uma lesão no músculo adutor da coxa. No rachão desta terça-feira, o treinador ganhou mais um problema. Em uma disputa com Adriano, Arouca levou a pior, teve uma entorse no pé direito e é dúvida. Caso ele não jogue, Bruno Rodrigo deve ser o escolhido, alterando o sistema da equipe para o 3-5-2.

Por outro lado, o treinador poderá contar com o zagueiro Edu Dracena, que retorna após cumprir suspensão na derrota por 2 a 0 para o Atlético-GO. A partida é especial para o capitão santista que completará seu centésimo jogo com a camisa do Peixe.

- Completar cem jogos num clube com a grandeza do Santos, para mim, é um orgulho. Espero que venha uma vitória - disse o jogador

Do lado do Coritiba, décimo colocado na tabela, os problemas também existem. O meia Everton Costa sequer viajou devido a problemas musculares. Com a ausência do jogador, o técnico Marcelo Oliveira não vai repetir o time que venceu o Atlético-MG, no último domingo. Sem divulgar nomes, o treinador deve retomar o esquema antigo com Léo Gago na ligação e Marcos Aurélio na parceria com Bill, no ataque.

Pereira, Davi, Willian, contundidos, também não jogam, Na zaga, Jeci será o substituto de Pereira. Já o lateral-direito reserva Maranhão, vinculado ao Santos, não pode atuar por força do contrato.



terça-feira, 16 de agosto de 2011

Enquete – Torcedores querem meio-campo campeão da Libertadores

Em time que está ganhando não se mexe. Ou, pelo menos, não deveria mexer. Esse é o pensamento da torcida santista que espera ver, em breve, um meio-campo formado pelos mesmos jogadores que estiveram presentes na final da Libertadores contra o Peñarol.

Adriano, Arouca, Elano e PH Ganso foram os mais votados na enquete realizada pelo Papo da Vila. Dos 45 quartetos formados pelos internautas que votaram, Ganso esteve presente em 35 e mostrou que apesar de estar longe de apresentar o futebol do ano passado ainda tem cadeira cativa no time titular. Arouca, com 34 votos, e Adriano, com 30, não ficaram atrás e também entraram para o meio-campo titular dos torcedores.

A última vaga foi a mais disputada. Elano, em má fase desde que voltou da Copa América, recebeu 22 votos e Ibson, recém-contratado, foi escalado 20 vezes pelos santistas. O camisa 8 levou a melhor, mas precisará provar aos torcedores que a rendimento abaixo do esperado já é passado.

Henrique, que também chegou há pouco tempo no Santos, teve 11 votos e Danilo, que como na final da Libertadores deve voltar a atuar na lateral-direta, recebeu 3 votos. Mesmo número que o jovem Felipe Anderson. Anderson Carvalho, Rodrigo Possebon e Roger Gaúcho só foram lembrados uma vez.

Vote na nova enquete.

Danilo deve lutar por uma vaga no meio-campo ou assumir, de vez, a lateral-direita?

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Opinião na Vila – As opções de Muricy

No último domingo, na derrota para o Atlético-GO, o Santos contou com o retorno do volante Adriano ao time titular. O jogador, presente em todos 14 jogos do tri da Libertadores da América, foi considerado pela torcida como peça-chave para uma eficiente marcação no meio de campo, principalmente após as derrotas para Flamengo, Atlético-PR e Vasco quando o time sofreu dez gols.

Mesmo com o retorno do cão de guarda, o Santos foi derrotado por 2 a 0 e voltou a apresentar falhas na marcação. Após recuperar-se de lesão na coxa esquerda, Adriano já estava disponível há duas rodadas, mas só foi escalado frente os goianienses devido a uma lesão do recém-chegado Ibson. Outro reforço para o meio de campo, Henrique também atuou na derrota do fim de semana.

Com a chegada destes novos reforços, Muricy Ramalho terá pelo menos sete bons jogadores para quatro vagas no meio de campo. Adriano é o único com características mais defensivas. Henrique e Arouca também podem ser escalados como primeiro volante, apesar de serem mais efetivos com a bola nos pés.

Ibson e Elano parecem disputar a vaga de quem jogará pelo lado direito, mas também podem atuar juntos. PH Ganso, assim como Arouca, deve ter lugar cativo, pelo menos quando não estiver defendendo a seleção. Quem corre por fora é Danilo, que já avisou que lutará por uma vaga de titular no meio de campo.

Com todas essas opções, o Papo da Vila faz uma análise das possíveis escalações e variações do esquema santista.

Com Adriano – A defesa ganha a proteção de um volante que dificilmente ultrapassa o meio de campo. É especialista em marcar os principais jogadores adversários. Ficou conhecido por anular Valdívia, no Campeonato Paulista de 2008, e na final da Libertadores fez o mesmo com Martinuccio, principal jogador do Peñarol, hoje no Fluminense.


Com Henrique e Arouca – Muricy Ramalho já optou por essa formação na vitória contra o Ceará. Sem Adriano, o time perde no quesito marcação, mas com os dois ganha na qualidade do passe e nas investidas ao ataque. Podem ser o homem surpresa que desestabiliza a defesa adversária. Henrique ainda tem a seu favor o fato de ser um bom cabeceador.


Arouca e Ibson – Nas derrotas para Flamengo e Atlético-PR, o time considerado ideal por muitos foi escalado por Muricy Ramalho. O começo até que foi animador com um fulminante 3 a 0 em menos de 30 minutos contra os cariocas. Mas as falhas na marcação apareceram e a zaga ficou vulnerável sem jogadores com características de marcação. Se for utilizado, precisará ter uma colaboração de todos na recomposição.


Com Danilo – Na Libertadores, o volante/lateral foi peça-chave marcando importantes gols contra Cerro Porteño e Colo Colo e ajudando na marcação. Assim como Arouca e Henrique, é mais uma opção de homem surpresa. Com a carência na lateral-direita, no entanto, deve voltar a atuar em sua posição de origem, podendo ser utilizado no meio em uma emergência.


Sem Ganso – Com as constantes convocações para a Seleção Brasileira, o camisa 10 deve desfalcar o Santos em algumas rodadas. Com isso, Elano deve ser o responsável por armar as jogadas, assim como fez no Campeonato Paulista quando Ganso ainda se recuperava de contusão. Jogando mais avançado, foi artilheiro do Paulista com 11 gols.


Elano ou Ibson? – As más atuações de Elano fizeram com que parte da torcida perdesse a paciência. Com ele em campo, o time ganha força nas bolas paradas e lançamentos precisos. Com Ibson, mais movimentação e maior empenho na marcação. Podem atuar juntos, mas ambos ficaram conhecidos por atuarem pelo lado direito do campo.


O técnico Muricy Ramalho ainda tem em seu elenco os volantes Anderson Carvalho e Rodrigo Possebon e os meias Felipe Anderson e Roger Gaúcho que podem ser escalados. O atacante Diogo é outro que já exerceu a função de meio-campo e pode ser opção.

Anderson Carvalho, Rodrigo Possebom, Felipe Anderson, Roger Gaúcho e Diogo

O meu preferido? Adriano, Arouca, Elano e Ganso.

Olheiro da Vila – Barça arruma mais um problema: Fábregas

Se o meio de campo do seu time fosse Sérgio Busquets, Xavi e Iniesta você estaria feliz? E com Messi, Pedro Rodriguez e David Villa, contrataria outro atacante? Fábregas cairia bem nesse time? Com tudo isso em mãos, foi o que pensou o presidente do Barcelona, clube que apresentou nesta segunda-feira o meia Cesc Fábregas.

Desde 2009, a equipe espanhola tentava repatriar o jogador, criado nas categorias de base do Barcelona, mas que aos 16 anos se transferiu para o Arsenal, da Inglaterra. Para realizar o desejo, os espanhóis precisaram abrir o cofre e desembolsarão uma quantia próxima de € 40 milhões (R$ 92,2 milhões).

Fábregas jogará com a camisa número 4, que na década de 90 foi utilizada pelo atual treinador do Barça, Joseph Guardiola. “É um número especial para mim”, disse o novo reforço, antes de elogiar seu novo comandante. “É um treinador muito justo, e espero convencê-lo. Quero que ele não se arrependa da minha contratação”.

Representante europeu no Mundial Interclubes, a ser realizado em dezembro, o Barcelona vem reforçando o seu já poderoso elenco. No final do mês passado, o time catalão apresentou o chileno Alexis Sanchez, contratado junto a Udinese (ITA) por € 26 milhões (R$ 58 milhões). Cobiçado por várias equipes, o chileno, que assim como Fabregas assinou por cinco anos, disse ter escolhido o Barça para aprender com Messi e companhia.

E se depender do conhecido entrosamento da equipe catalã, Sanchez e Fábregas terão problemas para convencer Guardiola a serem titulares. Para conquistar uma vaga no meio de campo, o novo camisa 4 precisará desbancar nada menos do que Sérgio Busquets, Xavi e Iniesta, todos titulares da seleção espanhola, onde Fábregas também não figura entre os onze iniciais. Na briga por uma vaga no meio de campo, o treinador ainda tem Keita e Mascherano – titular da seleção argentina -, além do brasileiro Thiago Alcântara, naturalizado espanhol e recém convocado para defender a seleção da Espanha.

Já Sanchez, que atuará com a camisa 9, tem como principal concorrente a uma vaga o também espanhol Pedro Rodriguez, já que Messi e David Villa são intocáveis no ataque catalão. Com características parecidas com a do chileno, Guardiola tem ainda o holandês Ibrahim Afellay, substituto imediato de Pedro na última temporada.

Quando o Barcelona apresentou Sanchez, o treinador já sabia do potencial da equipe. “Se só vier o Alexis Sánchez me dou por satisfeito com o elenco que tenho”, afirmou. Lugar para todos não tem e Guardiola terá que quebrar a cabeça para colocar todo mundo para jogar. O Real Madrid, na temporada 2002/2003, apresentou ao mundo os galácticos com Ronaldo, Zidane, Figo e não obteve sucesso. E agora? Problema para o Barça ou para o Santos, possivel adversário do Mundial?

*com informações do GloboEsporte.com

domingo, 14 de agosto de 2011

Herdeiros do Rei

Se o Santos fosse uma monarquia, a cadeira do Rei até hoje seria ocupada por Pelé. Apesar de sua última partida pelo Peixe ter acontecido há quase 40 anos, jamais um jogador esteve perto dos feitos dele. Afinal, foram mais de 1000 jogos, mais de 1000 gols e todos os títulos possíveis. Depois de sua era, a equipe viveu momentos difíceis. De protagonista, passou a ser coadjuvante ao ver seus rivais vencerem os principais títulos do país e continente.


Contudo, no início deste século, contrariando aquele ditado de que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, gerações de craques voltaram a surgir na Vila Belmiro, recolocando o clube no caminho dos títulos e ratificando sua fama de formador de talentos.
 
Desses, dois em especial conquistaram a torcida santista. 

Com dribles, gols, irreverência e carisma, Robinho e Neymar rapidamente estabelereceram-se como os principais jogadores da nova era do Santos. Decisivos nos títulos em que participaram os dois, que tem características de jogo muito semelhantes, são, por enquanto, os principais herdeiros do trono do Rei.
 


O filme se repetiu - Pelé, Robinho e Neymar, protagonistas de suas gerações

Ele reconquistou o Brasil #7



Quando em 2002 o então presidente do clube, Marcelo Teixeira, disse ao técnico Leão que não havia dinheiro em caixa para reforços, muitos comentaristas cravaram o Santos como candidato ao rebaixamento. Afinal, o time vinha de fracas campanhas e seu elenco era composto de jogadores desconhecidos. Ousado, o técnico Leão resolveu apostar nos talentos da base. Acreditava que havia ali uma mina de ouro. E o treinador estava certo.

Em campanha histórica, os novos Meninos da Vila venceram o campeonato daquele ano derrotando seu maior rival, Corinthians, em dois jogos históricos. Era o final de uma fila de 18 anos e o surgimento de jovens jogadores que entraram para a história como Elano, Diego, Renato, Alex e principalmente Robinho. 


Garoto franzino, com canelas finas, sorriso fácil e jeito irreverente, esse menino de 18 anos conquistou a torcida com suas pedaladas. Sucesso que já havia sido prenunciado pelo Rei três anos antes. Em 99, quando trabalhou como coordenador do departamento amador do clube, Pelé sentenciou. "O Robinho é um jogador que tem habilidade tremenda, inteligência e raciocínio rápido".
 


A maior estrela do elenco foi o protagonista das finais. E dentre todos seus companheiros, foi o que mais tempo ficou na Vila Belmiro. Com gols e títulos imortalizou a camisa 7. Em 2004, veio o segundo título Brasileiro. No mesmo ano, durante o campeonato, viveu seu maior drama quando sua mãe foi sequestrada. Episódio fundamental na sua venda na metade de 2005.

Disposto a sair, Robinho passou a faltar em treinos. Firme, a diretoria santista só aceitava liberar mediante pagamento de sua multa rescisória - 50 milhões de dólares.
 
No final, após muita negociação, Robinho foi vendido ao Real Madrid por 30 mihões de dólares, o equivalente a 60% da multa (porcentagem que pertencia ao clube). 

Na Europa, a expectativa era de que Robinho lutasse pelo posto de melhor do mundo. Mas isso jamais aconteceu. Jogador nota oito no velho continente, Robinho jamais encontrou por lá um lugar que se sentisse tão bem quanto o Santos. Depois de ser vendido ao Manchester City e passar dois anos na Inglaterra, o jogador voltou em 2010, por seis meses, ao seu clube de coração. 
Jogando ao lado de outras estrelas como Ganso e Neymar, foi um coadjuvante de luxo nas conquistas da Copa do Brasil e Campeonato Paulista. O suficiente para garantir a ele a participação na Copa do Mundo e uma transferência para o Milan, onde tenta reencontrar seus melhores momentos.

Ele reconquistou o continente #11
 


Ainda pequeno, Neymar já era tratado como uma jóia. Aos 13 anos, quase foi parar no Real Madrid. Mas com salários de gente grande, ficou no Brasil. Aos 16 anos, já havia assinado seu primeiro contrato profissional. Em 2009, aos 17 anos, estreava no time principal. E no seu segundo jogo, marcou o primeiro gol.



Neymar, diferentemente de Robinho, era o craque esperado. Mas diferentemente do antigo ídolo, não foi capaz de vencer um título em seu primeiro ano. Pelo contrário, no final de 2009 acabou relegado à reserva pondo em dúvida se tamanho investimento na base daria o retorno previsto. 

E a resposta veio rápida. 

Em 2010, jogando assim como Robinho em 2002, ao lado de novos meninos da Vila como André, Ganso e Wesley, Neymar foi um dos principais jogadores do clube nas conquistas do Campeonato Paulista e Copa do Brasil. E para provar sua grandeza, o camisa 11 eclipsou o jogador mais conhecido do clube, Robinho, que por seis meses retornou ao clube.



No ano seguinte, Neymar foi além do Rei das Pedaladas. Melhor jogador da Libertadores, ele devolveu ao clube uma conquista que não vinha há quase 50 anos. Os títulos, os gols, os dribles e seu estilo transformaram Neymar no principal jogador do Brasil. Clubes da Europa estão de olho no craque. A multa de 45 milhões de euros já é insuficiente para segurar o jogador. Sua sáida parece questão de tempo. Mas a disputa do Mundial de Clubes em dezembro é motivo suficiente para o jogador ficar ao menos mais seis meses no Brasil. Afinal, será a chance de igualar, ao menos em títulos, a inigualável Era Pelé.
 


Quarto raio a vista?



Gabigol
Depois de Robinho e Neymar os olhos dos torcedores (e empresários da bola) começam agora a direcionar para Gabriel. Ou Gabigol como ele prefere ser chamado. Meia atacante da base santista de apenas 14 anos, ele, assim como Neymar quando esteve na base, já ganha salário de jogador profissional (18 mil reais).



Além do talento e faro de gols (413 entre futsal e futebol de campo em seis anos de base), outra curiosidade que une Gabigol a Neymar e Robinho é seu empresário, Wagner Ribeiro, o mesmo que cuida da carreira de Neymar e gerenciou os primeiros anos de profissional de Robinho.

E é Wagner quem melhor define seu mais novo investimento. "Ele tem a perna esquerda do Ganso, a técnica do Neymar e a velocidade do Lucas (...) Logo, logo o Gabriel vai comprovar isso".
 


Se está certo ou não, caberá ao tempo dizer. Tempo esse que não deverá ser muito. A expectativa é que com 16 anos Gabigol assine seu primeiro contrato profissional e tente comprovar que sim, um raio pode cair várias vezes no mesmo lugar.

Herdeiro de sangue, mas não de talento

O raio pode ter caído mais de uma vez na Vila Belmiro, mas com certeza não caiu na família do Rei. Edinho, filho de Pelé, foi quem mais perto esteve dos dias de glória do pai. Mas como goleiro, foi apenas mediano. Entre os anos de 1990 e 1998, passou por Santos, Portuguesa Santista, Ponte Preta e São Caetano. Seu melhor momento foi em 1995 quando foi vice-campeão brasileiro pelo Peixe.

Após o fim de sua carreira, passou por diversos problemas com a Justiça. Foi condenado a seis anos de prisão após envolvimento em racha ocorrido em 1990, que deixou um morto. A sentença, porém, foi anulada. Em 2005, foi detido, com outras 50 pessoas, em operação que procurava desmantelar o tráfico de drogas em Santos. Na ocasião, assumiu ser viciado em maconha levando seu pai às lágrimas. Hoje, aos 40 anos, Edinho trabalha como preparador de goleiros no Santos Futebol Clube.


* com informações do globoesporte.com

Papo de Pescador - Santista, ele contrariou o pai, mas convenceu o filho

Beto e seu filho Caio
Paixão santista passada de pai para filho
Em homenagem ao dia dos pais, o Papo de Pescador conta hoje a história de Roberto Oliveira Souza, o Beto.

Apesar de pertencer a uma família de pai, mãe e irmãos torcedores do Corinthians, ele é santista desde pequeno. Seu pai, o único corintiano entre 12 irmãos são paulinos, não teve argumentos para influenciar a decisão do filho. “Até porque na época em que eu era criança o Corinthians amargurava um jejum de 20 anos sem título e tinha até o apelido de faz me rir”, lembra Beto, que nasceu em 1973. Já o Santos, no mesmo período, vivia dias de glória na era pós Pelé e com a primeira geração dos “Meninos da Vila”. Foi assim que o Peixe ganhou mais um torcedor.

Quem acompanha os craques da Vila de hoje, como Ganso e Neymar, pode saber um pouco do que Beto sentia ao ver em campo Giovanni, Guga e Serginho Chulapa. A paixão pelo Santos era tanta, que nada o impedia de assistir aos jogos, nem mesmo o trabalho. “Inventei uma doença e faltei três dias para ver Santos e Grêmio, em Porto Alegre, no Brasileirão de 1995. Usei a mesma desculpa e atestado falso para ver Santos e Cruzeiro no Mineirão”, lembra ele.

Anos depois, a paixão pelo Santos continua a mesma, mas a responsabilidade fala mais alto. Nos finais de semana em que não trabalha, Beto prefere a segurança e o conforto de ver os jogos do Santos esparramado no sofá de casa. “Depois que meus filhos nasceram mudei minhas prioridades, mas não deixo de ver os jogos do Peixe. Às vezes levo meu filho ao estádio, mas quando não dá, é pela televisão mesmo”.

Filho de peixe

Caio em dois momentos:
Com o "polêmico" uniforme do Corinthians (esq.)
e com seu ídolo Robinho (dir.)

E o filho de Beto quase seguiu o mesmo caminho contraditório do pai e do avô na hora de escolher o time. Caio de Souza, hoje com 13 anos, saiu da maternidade, vestido pela mãe, com um macacão do Corinthians. Beto jura que não se preocupou com a provocação da mulher corintiana e faz piada da situação. “Ela gastou dinheiro à toa comprando roupinhas do Corinthians, eu sempre soube que quando meu filho crescesse seria santista. E realmente, quando ele começou a se interessar por futebol, trocou o Timão pelo Peixe. Ele me via vibrar com o Santos e sair de casa pra ir ao estádio, aí não teve jeito”, conta Beto.

E se os ídolos de Beto são Pelé e Pepe, os de Caio são Robinho e Neymar, que ele adora ver jogar. “Comecei a levá-lo ao estádio com 7 anos e a princípio só na Vila, que é mais tranqüila e só tem santista”, conta o pai. E até hoje, mesmo com o Santos atuando várias vezes em São Paulo, Beto e Caio preferem ver o Peixe jogando em casa. “Moro em São Paulo e ver meu time jogar no Pacaembu, por exemplo, é mais fácil pra mim, mas o lugar do Santos é na Vila. Não importa quantos torcedores caibam no estádio e nem se o clube tem mais lucro ou não”, alfineta ele.

Beto, assim como muitos torcedores do Peixe, não está satisfeito com os craques do Santos desfalcando o time, durante o Brasileirão, para servir à seleção. “Até a Copa de 94 eu torcia mais para o Brasil. Hoje prefiro ver o Santos campeão paulista ao invés do Brasil campeão mundial”. Já a posição do time, perto da zona de rebaixamento na tabela da competição, não preocupa Beto. “Acho que é um relaxamento natural após o título na Libertadores. Se o Santos jogar metade do que sabe, ainda dá tempo de ficar entre os melhores colocados do Brasileirão. Ganhar o campeonato já é mais difícil, mas o que eu quero mesmo, neste ano, é ser campeão mundial”.

Feliz dia dos pais!

Para mais histórias sobre santistas, clique aqui
Quer participar da nossa sessão? envie-nos um e-mail para blogpapodavila@gmail.com