sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Papo ¿Quem? - Santos campeão do Paulistão 2006

Em 1998, o Santos FC foi campeão da penúltima edição da Copa Conmebol, após derrotar o Rosario Central por 1 a 0 (gol de Claudiomiro) na Vila Belmiro e segurar o 0 a 0 na Argentina. Com um time sem estrelas, tinha no atacante Viola seu destaque. Mas foi sem o "artilheiro da alegria" (expulso no primeiro jogo) que o capitão Narciso levantou uma das últimas taças internacionais do clube.

Resposta do Papo ¿Quem? Em pé: Zetti, Anderson, Élder, Sandro, Claudiomiro e Marcos Bazílio. Agachados: Athirson, Eduardo Marques, Alessandro, Fernandes e Narciso.


Com essa taça, o Santos quebrou um tabu de 20 anos sem conquistas internacionais (a última havia sido a Recopa Mundial de 1968). Já em 2006, o Santos quebrou um tabu de 22 anos sem estaduais. Você se lembra do time que derrotou a Portuguesa na Vila Belmiro? Fábio Costa era o capitão.

Se aprovado, Renteria assina na segunda

O atacante colombiano Renteria já está em Santos para assinar com o Peixe e nesta quinta e sexta-feira já realizou alguns exames físicos. No entanto, só na segunda-feira o atacante saberá se fechará contrato com o time da Vila Belmiro. Precavido, após o jogador ter sido reprovado nos exames médicos do Cruz Azul (MEX), o Santos preparou uma bateria de exames para o colombiano. O time mexicano alegou que Renteria sofria de problemas pulmonares.

“Estão faltando vários exames e só na segunda-feira vamos fazer o relatório dele. Faltam exames cardiológicos, cardiorespiratórios e ressonância das articulações dos membros inferiores”, afirmou o médico do Santos, Rodrigo Zogaib, ao Jornal A Tribuna.

O que já está definido, caso Renteria seja aprovado, é o tempo de contrato. O colombiano, que tem os direitos federativos preso ao Caxias (RS), assinaria por empréstimo até o meio do próximo ano, com opção de compra fixada.

Velho conhecido de Muricy, Renteria já foi treinado pelo atual técnico do Santos no Internacional (RS) em 2005. Este ano, o atacante disputou a Taça Libertadores da América pelo Once Caldas (COL) e, inclusive, marcou um gol contra o Peixe, no Pacaembu, em jogo válido pelas quartas de final da competição.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Papo Rápido - Do Pará ao Pará


Pará e Ibson foram liberados pelo Departamento Médico e podem reforçar o time no clássico de domingo, contra o Corinthians. Enquanto o primeiro assume a lateral-direita, o segundo entra no meio de campo, onde Anderson Carvalho e Adriano saem para as entradas de Ibson e...

Danilo, que fez sua estreia com a camisa da Seleção Brasileira, quarta-feira, no empate sem gols com a Argentina. Em um jogo sem emoções o polivalente jogador pouco apareceu, diferentemente de...

Neymar, um dos destaques do Brasil, que numa das melhores jogadas da partida, driblou dois argentinos e cruzou para Leandro Damião acertar a trave. Foi a primeira de duas bolas no poste do atacante colorado. Na segunda, quase marcou um golaço após aplicar no zagueiro argentino uma...

Carretilha, drible muito utilizado por Falcão. Nesta semana, o nome do craque das quadras santista foi assunto na Gávea após o diretor de futsal do Flamengo, Frederico Flexa, revelar a vontade do clube em reativar a modalidade. Para isso prepara uma proposta ao jogador em 2013, quando encerra-se o contrato de Falcão com o Santos, ou mesmo ano que vem, com o clube carioca pagando a rescisão de contrato. O Santos manifestou não ter interesse em desfazer-se do time e jogador já que conta com ele para as ações de marketing do...

Centenário do clube. Para as comemorações dos 100 anos, serão produzidos 3 documentários. Um sobre a história do Santos, outro sobre os gols e um último sobre os Meninos da Vila. E para isso, a Canal Azul, produtora dos filmes, pede aos torcedores que tenham imagens, fotos, arquivos ou objetos ligados à história do Alvinegro Praiano, entrarem em contato pelo e-mail historiadosantos@canalazul.net. Vale de tudo, desde camisa autografada até imagens de...

Gols, especialidade de Borges. Artilheiro do Brasileirão 2011 com 16 gols, o atacante ainda não venceu um clássico com a camisa santista. Nos três jogos, foram dois empates (Corinthians e São Paulo) e uma derrota (Palmeiras). Por coincidência, em todas as oportunidades o atleta saiu sem balançar as redes. No próximo domingo, contra o Corinthians, o atleta espera acabar com o jejum e chamar a atenção de...

Mano Menezes, que dia 22 de setembro, fará nova convocação para a segunda partida do Superclássico das Américas. Com a contusão de Fred, fica a expectativa para que o camisa 9 santista seja chamado para o jogo que ocorrerá dia 28 de setembro, em Belém, no Pará.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Negociados, Alan Patrick e Alex Sandro ficam de fora da Liga dos Campeões

Alex Sandro, Jonathan e Alan Patrick
Ao final da Taça Libertadores, o Santos perdeu dois de seus reservas de luxo. Alex Sandro foi negociado com o Porto (POR) e Alan Patrick agora é mais um dos brasileiros do Shakhtar Donetsk (UCR). As duas equipes disputam a Liga dos Campeões e, curiosamente, caíram no mesmo grupo ao lado de Zenit, da Rússia, e Apoel, do Chipre.

Nesta terça-feira, os times se enfrentaram na primeira fase da rodada – 2 a 1 para o Porto -, mas quem pensou que veria o duelo dos ex-santistas, se enganou. Nenhum dos dois foi inscritos por seus clubes na primeira fase e, assim, não poderão entrar em campo para disputar o torneio mais charmoso e disputado do Mundo. Caso se classifiquem, os times podem alterar a relação dos atletas inscritos.

Por outro lado, o lateral-direito Jonathan que fez apenas 20 partidas com a camisa do Santos e foi negociado com a Inter de Milão, deve fazer sua estreia na competição européia. Aproveitando-se da ausência de Maicon, que se recupera de uma cirurgia no joelho direito, o ex-santista, que estreiou no fim de semana na derrota por 4 a 3 para o Palermo, deve ser mantido para o confronto desta quarta-feira contra o Trabzonspor, da Turquia.

No Santos

O lateral-esquerdo Alex Sandro era peça fundamental no elenco, uma vez que Léo sofre com a idade avançada e seguidas lesões. Alan Patrick, substituiu PH Ganso em algumas oportunidades e teve seus dias de fama quando marcou, contra o Once Caldas na Colômbia, o gol da vitória santista nas quartas de final da Libertadores.

Titular, Jonathan foi quem fez menos partidas pelo Peixe. As seguidas lesões atrapalharam sua estadia na Vila Belmiro, mas quando entrou em campo foi bem, conquistou a torcida e chamou atenção dos dirigentes italianos.

Maurine será única Sereia da Vila no Pan 2011

Maurine - Divulgação Santos FC
Dominante no continente, a Seleção feminina de futebol tentará, em Guadalajara, manter a hegemonia da modalidade nos Jogos Panamericanos. E para isso, levará ao México um time repleto de novidades e poucas veteranas, como Renata Costa e Formiga. Estrelas como Marta, Cristiane e Aline Pellegrino, todas ex-santistas, não foram convocadas. Aliás, o Santos, que nos últimos anos foi a base da Seleção feminina, terá em Maurine, recém regressa ao clube após ser campeã da Liga Americana, sua única representante. A CBF e o técnico Kleiton Lima não se pronunciaram a respeito das ausências.

Desde 2003 no programa da competição, o Brasil é o detentor das duas medalhas de ouro até aqui disputadas. A Seleção se apresenta dia 26 de setembro na Granja Comary, onde fica até dia 11, data da viagem ao México. A estreia será dia 18, contra a Argentina, às 15h, horário de Brasília. Completam o grupo Canadá e Costa Rica.

Veja a relação das convocadas

Barbara Micheline - Foz Cataratas/PR
Thaís Picarte - Vitória/PE
Renata Costa - Assaí/PR
Tânia - Vasco/RJ
Karen - Duque de Caxias/RJ
Renata Diniz - Duque de Caxias/RJ
Juliana - Botucatu/SP
Daiane Menezes - São José/SP
Rosana - Centro Olímpíco/SP
Rafaelle - University of Mississppi/USA
Maurine - Santos/SP
Andreia - Vasco/RJ
Grazielle - América/SP
Francielle - São José dos Campos/SP
Formiga - CBF
Beatriz - Vitória/PE
Michele - Vasco/RJ
Daniele - Vasco/RJ
Debora - Centro Olímpico/SP
Larissa - Vasco/RJ
Ketlen - Vitória/PE
Thaís Guedes - Vitória/PE

Tristeza de um, alegria de outro

Anderson Carvalho
Divulgação Santos FC
A sorte parece ter virado para Anderson Carvalho. Sem muitas chances no time principal, ele esperava de longe uma chance no concorrido meio campo santista. E com as séries de lesões que tiraram de ação Elano, Pará, Ibson e Arouca, além das suspensões de Danilo e Adriano, o momento de mostrar serviço parecia ter enfim chegado na última rodada, contra o Cruzeiro. Mas no momento da divulgação do time titular, a surpresa. Muricy optou por Alison, 18 anos, e que pela primeira vez havia sido relacionado entre os profissionais. Anderson teria que amargar mais uma vez o banco de reservas.

Contudo, para a infelicidade de Alison, o debutante, em seu primeiro lance, rompeu os ligamentos do joelho direito ao cair de mal jeito após tentativa de cabeceio. Era a justiça tardia sendo feita para Anderson, mais velho que seus concorrentes (21 anos), mas que não contava com a confiança de Muricy." Ele é o tipo de jogador que não mostra muita coisa no treino, mas chega no jogo e resolve. Já vi isso acontecer muito", define Muricy.

E Anderson mostrou serviço, desarmando e atacando. E se não fosse a boa intervenção do goleiro do Cruzeiro, comemoraria seu primeiro gol como profissional. "Em frente à torcida me sinto melhor, mais concentrado", revelou o meia. Era a prova que o técnico precisava. Agora o concorrido meio campo tem mais um concorrente. Que poderiam ser dois caso Alison não sofresse a grave lesão que o afastará do campo por no mínimo seis meses.

* com informações do globoesporte.com

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Santos perto de fechar com Renteria

Na Libertadores, Renteria
marcou um gol contra o Santos
Quem achou que o zagueiro/lateral Éder Lima seria o último reforço do Santos para a temporada se enganou. O Peixe está perto de anunciar o atacante colombiano Renteria, vinculado ao Caxias (RS). O jogador chega à Vila Belmiro nesta quarta-feira para realizar exames médicos e assinar contrato de empréstimo com o Peixe. O Santos tem o desejo de contar com o jogador até o meio do ano que vem, mas há possibilidade dele ficar apenas até o final do ano.

Apesar de ter contrato com o Caxias, Renteria chegou a ser anunciado, no mês passado, pelo Cruz Azul (MEX). Dias depois, foi reprovado nos exames e o clube mexicano desistiu da contratação, alegando que o atleta sofria com problemas pulmonares.

Velho conhecido de Muricy, Renteria já foi treinado pelo atual técnico do Santos no Internacional (RS) em 2005. Este ano, o atacante disputou a Taça Libertadores da América pelo Once Caldas (COL) e, inclusive, marcou um gol contra o Peixe, no Pacaembu, em jogo válido pelas quartas de final da competição.

Se for aprovado nos testes físicos e médicos, Renteria chega para ser o sétimo atacante do elenco, que já conta com os titulares Borges e Neymar e os reservas Alan Kardec e Diogo, além dos jovens Tiago Alves e Renan Mota.

ENQUETE - Para torcedor, Borges é Seleção!

Em mais uma enquete do Papo da Vila, perguntamos ao leitor qual jogador da equipe santista, mais merece ser convocado para a Seleção Brasileira. E com 68% dos votos, Borges desbancou Arouca.

O artilheiro do Brasileirão 2011 com 16 gols, era um dos atacantes cotados para o próximo amistoso da Seleção, na quarta-feira (14), contra a Argentina. Contudo, para o primeiro confronto, Mano preferiu manter a mesma base dos últimos jogos chamando Neymar, Leandro Damião, Ronaldinho e Fred. Será o primeiro de dois jogos, onde somente jogadores que atuam no país serão chamados.

Com um problema na coxa direita, Fred deve ser cortado do primeiro amistoso. Fica então a expectativa para que no próximo Superclássico, dia 28, em Belém, Borges seja lembrado. Será que a amarelinha cairia bem?

E não deixe de participar da nossa nova enquete - Dos "novos meninos da Vila", quem já merece uma chance no time titular?

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Olheiro da Vila - Barça inicia caminhada por mais uma Champions

Em busca de seu quinto título, o Barcelona inicia nesta terça-feira (13) sua campanha por mais uma Champions League, prioridade do clube na temporada. Atual campeão, o clube que venceu três das últimas seis edições do torneio, aos poucos diminui a distância para seu grande rival, o Real Madrid, maior vencedor com nove conquistas. E em sua estreia os catalães terão pela frente o Milan, atual campeão italiano e adversário mais difícil da chave. Completam o grupo o Bate Borisov da Bielorrúsia e o Viktoria Plzen da República Tcheca. O confronto que começa às 15:45 (horário de Brasília), ocorrerá no Camp Nou, casa do Barcelona.

Voltas e ausências

Após o empate por 2 a 2, contra a Real Sociedad, fora de casa, onde escalou um time misto, o técnico Pep Guardiola conta com as voltas de Messi, Iniesta e Villa para o confronto desta terça-feira. A única baixa será o atacante chileno Alexis Sanchez, recém contratado, que na última partida sofreu uma contusão na coxa e ficará dois meses de fora. Já o capitão Puyol, que ficou entre os reservas na última partida após recuperar-se de uma lesão, pode voltar entre os titulares. A grade dúvida ficará pela utilização, ou não, de Cesc Fábregas. Outro recém contratado, ele pode ficar entre os reservas caso Guardiola opte por manter o meio campo base das últimas temporadas - Busquets, Iniesta e Xavi. Outra possibilidade seria a entrada de Fábregas no lugar de Pedro, formando-se assim um meio de campo com quatro jogadores. Um dos destaques do time, Cesc já marcou seis gols nesse início de temporada (quatro pelo Barcelona e dois pela seleção espanhola).

Do lado italiano, a grande baixa será do artilheiro Ibrahimovic. Ex-atacante do Barça, o sueco sofreu lesão muscular na coxa direita nessa segunda-feira, no último treino antes da viagem à Espanha. Com isso, são duas as baixas do time milanês já que Robinho segue afastado devido a um problema no púbis. Vindo de um empate na estreia do Italiano contra a Lazio, o técnico Massimo Allegri faz mistério quanto ao substituto de Ibra. Apesar de ter Cassano como substituto natural, o técnico pode optar por uma formação mais defensiva, com apenas Pato no ataque e Seedorf e Boateng como meio-campistas mais avançados.

Barcelona: Victor Valdes; Daniel Alves, Puyol (Mascherano), Pique e Keita; Busquets, Xavi e Iniesta; Pedro (Fábregas), Villa e Messi. Técnico: Pep Guardiola
Milan: Abbiati; Abate, Nesta, Thiago Silva e Antonini; Van Bommel, Ambrosini, Aquilani, Boateng e Seedorf (Cassano); Pato. Técnico: Massimiliano Allegri
Local: Camp Nou, Barcelona-ESP
Horário: 15:45 (Horário de Brasília) - 13/09