quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Opinião na Vila: Sem Pelé, restam três vagas no avião para o o Japão

Após conquistar a América, o Santos se prepara
para sua viagem mais importante dos últimos 48
*Colaborou Bruno Eizo

Tudo bem que o Mundial Interclubes é só em dezembro e o Santos deve pensar primeiro em sair dessa incomoda situação que se encontra no Campeonato Brasileiro.

Mas com o elenco que possui, o Santos não corre riscos e mesmo que não brigue pelo título deve terminar, pelo menos, entre os dez primeiros colocados. A ressaca da conquista da Libertadores não é mais desculpa para as más atuações e nem mesmo os desfalques, já que a partir desta terça-feira, com a volta do volante/lateral Danilo, Muricy Ramalho estará com todo o elenco a sua disposição para tentar a recuperação no Brasileiro.

Mas e para o Mundial? Dos 32 jogadores que hoje compõem o elenco, pelo menos nove não estarão na lista final dos 23 que embarcarão para o Japão. Sem contar que novos reforços ainda podem chegar, principalmente, um lateral-esquerdo para cobrir a lacuna deixada por Alex Sandro, negociado com o Porto (POR). O titular da posição, o veterano Léo, já deixou claro que não aguenta a maratona de jogos e precisa de um reserva. O Papo da Vila fez um levantamento por posições e mostra para você quem deverão ser os 23 representantes no Mundial, salvo alguma lesão ou negociação.

GOL

No gol, Rafael, Aranha e Vladimir já podem se preocupar em retirar o visto de entrada no país asiático. O primeiro, titular absoluto, é apontado como uma das grandes revelações da posição e candidato a disputar os próximos Jogos Olímpicos (completará 22 anos em 2012). Roma e Palermo já teriam feito propostas de € 4 milhões que foram prontamente negadas pelo clube. Já os outros dois, sempre que precisaram substituir Rafael, mostraram que o time pode confiar neles. No último domingo, após o titular lesionar-se, Vladimir assumiu o gol e agradou muito o técnico Muricy. " O Rafael sentiu tontura e precisou sair, mas esse menino (Vladimir) foi uma surpresa muito agradável. É um jogador que estamos preparando para o futuro".

ZAGA

O capitão Edu Dracena e Durval serão a dupla de zaga. Desde 2010 jogando juntos, os dois são unanimidades mesmo com as críticas em relação às jogadas aéreas. Seus substitutos diretos serão os Brunos, Rodrigo e Aguiar. Enquanto o primeiro é mais usado quando algum dos dois se lesiona ou cumpre suspensão, o segundo entra quando o técnico opta por três zagueiros.

LATERAL

Nas laterais, surgem as primeiras dúvidas. Danilo tem vaga garantida, assim como Léo e Pará, que pode jogar nos dois lados. Leandro Silva não agradou e dificilmente estará no Japão. Resta então uma vaga para o tão sonhado reserva de Léo, que se chegar e agradar pode completar o setor defensivo. Caso isso não aconteça, Pará deve ser o substituto imediato de ambos os lados.

MEIO-CAMPO

Setor mais reforçado pela diretoria, é também o que parece mais definido. Adriano, único volante de pegada e xodó de Muricy, já pode reservar um dinheirinho a mais para gastar com as tecnologias japonesas. Vaga garantida também para Arouca, que eventualmente poderá cobrir a lateral-direita e Elano, jogador do elenco com maior experiência internacional. Devem fechar o setor os novos contratados, Ibson e Henrique, além, é claro, do camisa 10 santista, PH Ganso.

ATAQUE

Neymar e Borges formarão a dupla titular. Resta então definir seus reservas. Após o gol no último domingo, Alan Kardec ganhou a confiança que precisava e praticamente se garantiu como uma opção ao "atacante de área", Borges. Já Neymar carece de um reserva minimamente qualificado. As maiores chances são para Diogo que, apesar das inúmeras lesões e do pouco futebol apresentando, tem experiência internacional e pode eventualmente jogar mais recuado.

Restam poucas vagas no
avião santista
RESTAM 3 VAGAS

Para as últimas vagas, Muricy deve optar por um zagueiro, lateral e atacante. Na lateral, mesmo com a falta de um substituto para Léo,
Leandro Silva deve mesmo ficar de fora já que o treinador, nos últimos jogos, tem optado por eventuais adaptações de Arouca. O outro lateral do elenco, o jovem Chrystian, ainda não jogou com Muricy no comando e seria um azarão. Como comparação, o Internacional em 2010 também levou três laterais.

Como Muricy gosta de armar times com três zagueiros, uma das últimas vagas poderia sobrar para Vinicius Simon, zagueiro que já atuou com Muricy, mas que também não foi bem, sendo expulso em seu único jogo no Brasileirão (Cruzeiro 1x1 Santos). Também aparece como azarão da lista.

No meio de campo, boas chances para Felipe Anderson e Possebon. O primeiro é visto pela diretoria como promissor e, apesar de ter sido utilizado em algumas oportuinidades, ainda não vingou. No entanto, pode ir ao Japão para ganhar experiência. Já Possebon é, dentre os reservas, o com maiores características defensivas. Roger Gaúcho não agradou e deve ser devolvido assim que seu período de experiência acabar. Anderson Carvalho, também da base, tem poucas chances.


No ataque, Rychely e Tiago Alves lutam pela teórica última vaga. O primeiro substituiu o camisa 11 enquanto esteve na Copa América e marcou dois gols no Brasileirão. Mas como não tem ficado no banco nos últimos jogos deve perder a vaga para o segundo, também aposta do clube. Mas e o Pelé? Não ia jogar? 

3 comentários:

Felippe Scozzafave disse...

Po, mas e o Richely?
O cara é craque..

Bruno Eizo disse...

só se for o carlos alberto ricceli

Mauricio disse...

Boa paauta