sábado, 16 de julho de 2011

Em dia de reencontros, Santos recebe o Atlético-MG


Quando Santos e Atlético-MG pisarem no gramado da Vila Belmiro, neste sábado às 21 horas, o torcedor santista poderá ver pela primeira vez o Peixe atuar em seu estádio com o status de tricampeão da Libertadores. O duelo, válido pela décima rodada do Brasileirão, marca também o retorno de Dorival Júnior à Vila Belmiro. No ano passado, o treinador conduziu o Santos nas conquistas do Paulistão e da Copa do Brasil e só deixou o comando da equipe após um desentendimento com Neymar.

O atacante, inclusive, é um dos desfalques do Peixe para a partida. Assim como ele, Ganso e Elano estão a serviço da seleção brasileira e o zagueiro Edu Dracena e o volante Adriano foram vetados pelo departamento médico. Já o lateral-esquerdo Léo é dúvida por conta de uma sinusite. Caso ele não se recupere, Leandro Silva, recém-contratado junto ao Atlético de Sorocaba, deve fazer sua estréia.

Quem for escolhido por Muricy para entrar em campo, reencontrará o gramado da Vila Belmiro após 41 dias, uma vez que a equipe alvinegra não atua no alçapão desde o dia 5 de junho, quando derrotou o Avaí por 3 a 1. Por conta das finais da Libertadores, o time teve alguns jogos do Brasileiro adiados e o único jogo que fez como mandante, contra o América-MG, foi transferido para o Pacaembu.


Para se distanciar da zona de rebaixamento - o time é 16º colocado com oito pontos -, o Santos conta com um retrospecto positivo jogando na Vila Belmiro neste ano. Até aqui foram 10 vitórias, três empates e apenas uma derrota.


“Nosso campo é a Vila. Este jogo estava marcado para o Pacaembu, mas a gente opinou para voltar para a Vila, o que é uma decisão acertada”, disse Muricy Ramalho.

Torcida, jogadores e Muricy reencontram Dorival

O jogo deste sábado não servirá apenas para a torcida e jogadores do Santos matarem a saudade da Vila Belmiro. Dorival Júnior, hoje no comando do Atlético-MG, é um dos responsáveis pela formação do atual elenco santista e não esconde que será um dia especial.

“É até difícil falar alguma coisa a respeito. Vai ser o momento de retornar à Vila Belmiro, pisar o gramado novamente e fico contente de participar da vida do clube e ter deixado algo de bom”, disse Dorival Júnior.

Além de reencontrar o Peixe, Dorival também encontrará do lado oposto o seu maior incentivador na carreira de técnico. Foi Muricy Ramalho quem o convenceu a deixar o cargo de gerente e assumir a função de treinador no Figueirense, em 2003. “Eu estava em dúvida se seria técnico ou continuaria nesse cargo administrativo e o Muricy foi importantíssimo”, recordou Dorival em entrevista ao Jornal A Tribuna.

O treinador do Santos, no entanto, chamou atenção para outro fato curioso na carreira de ambos. Em 1999, quando Dorival se preparava para pendurar as chuteiras no Botafogo-SP, o técnico era Muricy Ramalho. “A gente conversa muito. Ele me telefonou depois da conquista da Libertadores. É um grande amigo”, lembra Muricy.

O time de Dorival Junior também não vive boa fase no Brasileirão e ocupa a 13ª colocação na tabela, com 11 pontos. Richarlyson suspenso e Leandro e Guilherme, contundidos são os desfalques.

FICHA TÉCNICA:
SANTOS X ATLÉTICO-MG

Estádio: Vila Belmiro, Santos (SP)
Data/hora: 16/7/2011 - 21h (de Brasília)

Árbitro: Arilson Bispo da Anunciação (BA)
Auxiliares: Adailton José de Jesus Silva (BA) e José Oliveira dos Santos (BA)

SANTOS: Rafael; Leandro Silva (Léo), Bruno Rodrigo, Durval e Pará; Possebon, Arouca e Danilo; Rychely, Diogo e Borges. Técnico: Muricy Ramalho.

ATLÉTICO-MG: Giovanni; Toró, Réver e Leonardo Silva; Patric, Serginho, Caio, Daniel Carvalho e Guilherme Santos; Magno Alves e Jônatas Obina. Técnico: Dorival Júnior

5 magias do Santos FC

Aproveitando a estreia do último filme da série Harry Potter, o Papo da Vila lista agora 5 momentos de pura magia da história do clube. Relembremos:



5 - Defesas de Rodolfo Rodrigues


Um dos maiores goleiros da história do clube, o uruguaio Rodolfo Rodrigues defendeu o time alvinegro entre 1984 e 1988. E apesar de ter vencido apenas o Paulistão de 84, está marcado na memória da torcida graças a uma sequência de defesas contra o América de Rio Preto. Considerado um dos símbolos do clube nos anos 80, recebeu em 2010 do presidente Luís Álvaro a primeira "Defesa de Placa".





4 - 8 pedaladas



O título do Brasileirão de 2002 representou além do fim de jejum de títulos importantes a retomada do Santos na tradição de gerar novos talentos. Símbolo maior daquela geração, o atacante Robinho roubou a cena na finalíssima do Brasileirão daquele ano participando dos 3 gols. A jogada do primeiro, saiu após o atacante partir para cima do lateral corintiano Rogério com as famosas 8 pedaladas.



3 - Intervalo de Santos e Fluminense

O time de 95 não foi campeão mas ficou eternizado na memória dos torcedores graças a um jogador - Giovanni. Em uma época em que o Santos era coadjuvante, o torcedor ao vê-lo em campo com a 10, relembrava-se dos anos 60, mesmo que por uma fração de segundos. Pelas semifinais do Brasileirão de 95, a equipe da Baixada havia perdido o primeiro jogo no Rio de Janeiro para o Fluminense por 4 a 1. Precisando de uma vitória por três gols de diferença, Giovanni marcou logo dois gols no primeiro tempo. No intervalo do jogo, a equipe resolveu permanecer no campo, mantendo interação com a torcida e o foco na partida. No segundo tempo com mais três assistências de Giovanni, a equipe vence o Fluminense por 5 a 2 garantindo-se na final após 12 anos.
 




2 - Encontro de 3 gerações



O ano de 2010 além de ter apresentado ao mundo as novas estrelas do time, Neymar e Ganso, juntou na mesma equipe Robinho e Giovanni, os maiores jogadores do clube em suas épocas. Para muitos era a chance de finalmente o antigo camisa 10 comemorar um título e acompanhar juntos Robinho e Neymar, dois candidatos a sucessores do Rei. E por 6 meses essa equipe existiu resultando em muitos gols, danças, algumas polêmicas e, o mais importante, as conquistas do Paulistão e Copa do Brasil.


1 - Só o Santos parou a guerra

Em 1969, durante uma excursão da equipe santista no continente africano, a equipe enfrentaria no antigo Zaire (atual República Democrática do Congo) o time do Centro-Oeste. Ao chegar no país a delegação foi informada que o jogo seria cancelado devido aos conflitos entre grupos rivais separatistas. O fato de não poder acompanhar o Rei do futebol, causou comoção no país inclusive entre as partes em luta que resolveram parar a guerra para que o jogo fosse realizado. Ao final, vitória do Santos por 2 a 1 (gols de Edu e Negreiros) e guerra retomada assim que o clube partiu.


Jogadores do Santos - em pé: Orlando, Joel (encoberto), Lima, Zito, Claudio e Rildo. Agachados: Wilson Tergal, Clodoaldo, Toninho Guerreiro, Pelé e Abel - Foto retirada do site Que fim levou? por Milton Neves


sexta-feira, 15 de julho de 2011

De olho no Mundial, repórter japonês acompanha treino do Santos

Satoshi-san - Foto: Bruno Eizo
Com a aproximação do Mundial de Clubes 2011 repórteres japoneses começam a vir ao Brasil acompanhar o representante sul-americano da competição. No treino desta quinta-feira (15), Satoshi Takezawa da revista "Number" esteve presente para fazer uma entrevista exclusiva com o técnico Muricy Ramalho.

Conhecendo apenas Neymar, Satoshi supreendeu-se com a popularidade do jogador ao constatar o grande número de cortes moicanos no elenco. Para ele a equipe do Santos mereceu vencer a Libertadores e ressaltou que os japoneses gostam muito quando clubes brasileiros participam do Mundial - "O Brasil é muito mais próximo do Japão do que qualquer outro país da América do Sul".

O repórter aproveitou ainda para dizer que o clube santista é conhecido no Japão por causa de Pelé e, junto de Flamengo e São Paulo, um dos mais lembrados pelos nipônicos. Satoshi acompanhará nesse sábado a partida entre Santos e Atlético-MG e, antes de voltar ao Japão, fará uma entrevista com Neymar. O Mundial de Clubes acontece em dezembro nas cidades japonesas de Toyota e Yokohama.

Enquete – Torcedor do Santos acredita que Neymar fica até o Mundial

Nesta sexta-feira, jornais espanhóis noticiaram que o Real Madrid já teria acertado a contratação de Neymar. O Peixe não confirma a negociação, mas o presidente Luis Álvaro de Oliveira, que está de férias na Europa, inclusive teria se reunido com o presidente do clube espanhol.

O Papo da Vila se antecipou e, durante uma semana, perguntou ao torcedor santista se eles acreditam na permanência de Neymar para a disputa do Mundial de Clubes. 92% dos torcedores confiam que o craque fica e apenas 8% acreditam que a jóia santista será negociada.

Cinco jogos em seis meses e Charles deixa o Santos

Após fazer apenas cinco jogos com a camisa do Santos, o volante Charles voltará a defender o Cruzeiro, time que o revelou. O jogador será envolvido na negociação com o também volante Henrique, que foi anunciado nesta quinta-feira pelo Peixe. Para que o negócio seja concretizado, basta apenas que o Lokomotiv Moscou, da Rússia, dono dos direitos federativos do volante, confirme a negociação.

Charles chegou ao Santos no início do ano após duas temporadas no time russo. Em recuperação após uma cirurgia no joelho, o jogador só pode estrear em março e não vinha tendo oportunidades com Muricy Ramalho. O contrato com o Peixe iria até o final do ano, mas agora o empréstimo atual será repassado ao Cruzeiro.

Alan Kardec

O atacante Alan Kardec que era esperado nesta sexta-feira no CT Rei Pelé para realizar exames médicos e assinar contrato teve problemas com o voo e não pôde se apresentar. O jogador, ex-Benfica (POR), é aguardado neste sábado. Caso seja aprovado nos testes, ele assinará contrato de empréstimo por um ano.

Santos fecha com Ibson

Divulgação Spartak Moscou
Com a possível saída de Danilo para o Benfica (POR), o Santos não para de reforçar o seu meio de campo. O volante Ibson, do Spartak de Moscou (RUS), foi anunciado, nesta sexta-feira, como o mais novo jogador do Santos. Ontem, o Peixe já havia acertado a contratação de Henrique, do Cruzeiro. Os valores da transação giram em torno de 4 milhões de euros (cerca de R$ 9 milhões), que seriam pagos aos russos.

O jogador é um sonho antigo do técnico Muricy Ramalho, que já havia tentado sua contratação quando comandava o São Paulo. No entanto, a negociação só foi concretizada após o não de Cleiton Xavier, que decidiu continuar no futebol ucraniano.

O ex-jogador do Flamengo terá forte concorrência para conquistar uma vaga no time titular. Hoje, Muricy Ramalho já conta com Adriano, Arouca, Danilo, Elano, Paulo Henrique Ganso e Henrique. Além dos poucos utilizados Charles, Possebon, Anderson Carvalho, Roger e Felipe Anderson.

O jogador, de 27 anos, foi revelado em 2003 pelo Flamengo e em 2007 foi eleito o melhor meia direita do Campeonato Brasileiro, torneio que conquistou em 2009, já em sua segunda passagem pelo clube carioca.

FICHA

Ibson Barreto da Silva
Idade: 27 anos
Altura: 1,78m
Peso: 74 kg
Clubes: Flamengo, Porto e Spartak Moscou (RUS)

Santos acerta com volante Henrique

Foto: Vipcomm
O Santos segue reforçando seu elenco. Depois do lateral-direito Leandro Silva, a equipe traz agora o volante Henrique, 26 anos, que estava no Cruzeiro. Com a ajuda de um grupo de investimentos, o Peixe comprou 80% dos direitos sobre o jogador que pertenciam ao Banco BMG. Ele assinou contrato de quatro anos.

Interesse antigo, o Santos tentou a contratação do atleta no começo desse ano mas a transferência acabou não ocorrendo. A princípio, os outros 20% do jogador continuam com o Cruzeiro. A diretoria do clube mineiro se reuniará nessa tarde para decidir se negocia ou não a porcentagem restante com o clube paulista.

Henrique começou a carreira no Londrina, passou pelo Figueirense e jogou no Japão. Mas foi no Cruzeiro que viveu seu melhor momento, sendo peça fundamental na campanha do vice-campeonato da Libertadores de 2009 além de ter vencido 3 vezes o campeonato mineiro (2008, 2009 e 2011). Em março desse ano chegou a ser convocado por Mano Menezes no amistoso da Seleção contra a Escócia. Sem jogar desde 25 de junho devido a uma lesão no punho, ele só deverá ter condições de estreia na segunda semana de agosto.

Mesmo assim o técnico Muricy Ramalho comemorou a nova contratação - "O Henrique é jovem e técnico. O elenco do Santos apesar de bom estava carente de mais jogadores. Ele será importante para o Brasileirão e o Mundial."

Cleiton Xavier

O meia Cleiton Xavier, que estava negociando com Santos, afirmou através do site oficial do Metalist Kharkov sua permanência no clube ucraniano. O clube negou o pedido de empréstimo ao Santos exigindo 5 milhões de euros para a liberação do atleta.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

De volta pra casa

* com informações do lancenet

No próximo sábado, o Santos jogará contra o Atlético-MG e será o primeiro jogo em casa, após 41 dias longe da Vila. Por causa da Libertadores, o Peixe estava mandando seus jogos no Pacaembu. Com o fim da competição o time alvinegro quer voltar a jogar na Vila Belmiro.

O pedido foi feito pelo técnico Muricy Ramalho na tentativa de aproximar a torcida e   usar a vantagem de jogar em casa para vencer o Campeonato Brasileiro. O jogo já estava marcado para ser realizado no Pacaembu, mas o pedido do treinador foi atendido.

Retrospecto

60 e 70 - O Santos jogava seis meses na Vila e seis meses longe.

1996 - O gramado da Vila foi reformado e deixou o Alvinegro longe de seu estádio por nove meses.

2002 - Ficou dois meses longe.

2004/2005 - Em 2004 e 2005, ficou por cerca de um mês longe por punição da CBF.

Alex Sandro e Danilo travam duelo em Portugal: Porto x Benfica

Depois de quase ser dado como certo no Benfica, o lateral Alex Sandro pode ir parar no maior rival do clube português: o Porto. O jornal português A Bola noticiou nesta quarta-feira que o lateral-esquerdo reforçará o campeão da última temporada.

A diretoria do Santos não confirma a saída do jogador, mas admite que é difícil sua permanência, já que os direitos federativos do atleta pertencem a um grupo de investimentos e ele está vinculado ao Deportivo Maldonado, do Uruguai.

Em contrapartida, o empresário do jogador, Pablo Miranda, já dá o negócio como certo. "Só trabalhamos com propostas concretas, nunca em especulação. Só acertamos contrato quando já está com os investidores. Eles nos deram o 'ok', conversamos de salários e acordamos. Só falta formalizar", disse em entrevista ao Lancenet.

O agente do jogador é parceiro de Gustavo Arribas, do grupo HAZ, investidor que colocou o atleta no Santos no ano passado, após boa passagem pelo Atlético-PR.

Danilo pode seguir o mesmo caminho

O Porto quer realmente atrapalhar a vida do Benfica. Não é só o Alex Sandro que é alvo do atual campeão português. Há algumas semanas, o lateral/volante Danilo negocia com o Benfica, que pagaria 10 milhões de euros para contar com o futebol do jogador. No entanto, o Porto, assim como fez com Alex Sandro, tenta atravessar a negociação. Para isso oferece em troca o centroavante Walter, revelado pelo Internacional, mais o mesmo valor oferecido pelo rival.

O Santos afirma ter em mãos apenas a proposta feita pelo Benfica, mas mesmo assim pretende convencer o jogador a continuar vestindo a camisa do time da Vila Belmiro. Para isso, o Peixe terá que comprar os 37,5% dos direitos sobre o jogador que pertencem ao Grupo DIS, empresa que comprou os direitos do jogador, junto ao América-MG, e repassou parte dos direitos econômicos gratuitamente ao Santos.

Tanto Alex Sandro como Danilo estão no Rio de Janeiro concentrados com a seleção brasileira Sub-20, que disputará o Mundial da categoria. O lateral-esquerdo se recupera de uma lesão muscular na coxa direita. Já Danilo fica com a seleção brasileira até amanhã quando retorna para o duelo de sábado frente ao Atlético-MG, na Vila Belmiro.

Com dinheiro em caixa, time francês conta com Leonardo para levar Ganso

Não são só os grandes clubes da Europa que querem contar com o futebol de Ganso. Depois do Anzhi, da Rússia, e o já conhecido interesse do Milan, da Itália, quem agora quer o camisa 10 do Santos e da seleção brasileira é o Paris Saint-Germain (PSG), da França. A proposta para levar Ganso ao futebol francês seria de 30 milhões de euros (cerca de R$ 67 milhões), ainda longe da multa do jogador que é de 50 milhões de euros.

Para contar com o meia, o time francês conta com a ajuda de seu novo diretor geral de futebol, o ex-jogador Leonardo, que, no ano passado, quando comandava o Milan assumiu ser fã do jogador. Na época, o próprio jogador do Santos afirmou receber telefonemas do ex-lateral e meia da seleção brasileira para uma possível negociação com o time italiano.

Além disso, o PSG está com o caixa revigorado depois que o milionário Nasser Al-Khelaifi, do Qatar, comprou 70% das ações do clube. De acordo com o noticiário francês, ele estaria disposto a gastar 150 milhões de euros em contratações.

Jonathan

Se por um lado a diretoria santista tenta segurar suas principais estrelas, o técnico Muricy Ramalho teve outra baixa confirmada para a disputa do Campeonato Brasileiro e Mundial de Clubes, em dezembro. O lateral-direito Jonathan assinou contrato de quatro anos com a Inter de Milão e será companheiro de Maicon no time italiano. Ele é o quarto jogador que o Peixe perde após a conquista da Taça Libertadores da América. Maikon Leite (Palmeiras), Zé Eduardo (Genoa-ITA) e Alan Patrick (Shakhtar Donestk-UCR) já deixaram a equipe.

Jonathan foi vendido por 5 milhões de euros (aproximadamente R$ 11milhões). De acordo com a assessoria do Peixe, o clube só ficará com 3 milhões deste montante, uma vez que 20% (600 mil) vão para a Teisa, grupo de investimentos criado por empresários parceiros do Santos, e o restante ficam com o Cruzeiro, ex-clube do jogador. Apesar de ter conquistado dois títulos em pouco mais de seis meses no clube – ele foi contratado em janeiro – o atleta sofreu com problemas musculares nas duas coxas e só entrou em campo 20 vezes.

*com informações do Lancenet

Neymar faz 2 e Brasil se classifica em primeiro

Após empates contra Venezuela e Paraguai, a seleção brasileira finalmente conseguiu sua primeira vitória na Copa América. Jogando em Córdoba, fez 4 a 2 no Equador garantindo o primeiro lugar do Grupo B. Nas quartas-de-final o Brasil volta a encarar o Paraguai, domingo, em La Plata, às 16h.

Os gols foram marcados pela dupla de ataque titular, Pato (2 vezes) e Neymar (2 vezes). Agora o camisa 11 da Seleção e do Santos já soma 5 gols em 8 jogos com a amarelinha,

E se o ataque brasileiro funcionou, o mesmo não se pode dizer da defesa. Em duas falhas de Júlio César, Caicedo marcou os gols equatorianos.

Ganso, o outro santista da partida, fez partida irregular com muitos erros de passes. Mesmo assim deu assistência para o primeiro gol de Neymar, a terceira do meia na competição. Elano não entrou em campo.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Santos e o Dia do Rock

Há 26 anos, Bob Geldof organizou simultaneamente em Londres e Filadélfia o Live Aid cujo objetivo era o fim da fome na Etiópia. Participaram do evento artistas como The Who, Black Sabbath, Queen, Scorpions, U2 entre outros. Desde então o dia 13 de julho passou a ser conhecido como o "Dia do Rock".

O Santos FC não é o melhor exemplo de "time rockeiro". Não há jogadores cabeludos e, apesar de muitos cortes moicanos, nenhum representa o estilo punk. Treinos, viagens e vestiários são sempre embalados por samba ou pagode. Mesmo assim, hoje é dia de ouvir o bom e velho rock.


terça-feira, 12 de julho de 2011

Papo Rápido

NA 2ª fase da Liga Nacional de Futsal, a equipe do Santos enfrentará o Marechal Rondon (8º), Minas Tênis Clube (12º) e Suzano (16º). A estreia será dia 29, fora de casa, diante da equipe do interior paulista, onde o Santos buscará sua 19ª

VITÓRIA. Na estreia do Torneio Touchdown, o Santos Tsunami derrotou o Ribeirão Preto Challengers por 7 a 6 em partida realizada no CT Meninos da Vila. Essa foi a primeira partida oficial da equipe de futebol americano criada em

2009. Ano da última vitória do Santos sobre o Palmeiras. Era a segunda partida da semi-final do Paulistão daquele ano e o Peixe bateu o Verdão por 2 a 1 em pleno Parque Antártica. Os gols foram marcados por Madson e Kléber Pereira. Desde então foram 7 jogos com 2 empates e 5 derrotas, 3 das quais aconteceram na

VILA BELMIRO. O eterno alçapão voltará a sediar no próximo sábado uma partida do Brasileirão. No ingrato horário das 21h o Santos enfrenta o Atlético-MG. Será o retorno à Vila do "professor"

DORIVAL JÚNIOR. Campeão Paulista e da Copa do Brasil de 2010, o técnico acabou dispensado após desavenças com a estrela Neymar. No último Brasileirão, já no comando do time mineiro, empatou com o Santos em Sete Lagoas por 2 a 2. No primeiro turno, ainda no Peixe, venceu o Galo por 2 a 1 com gols de Neymar e

DANILO. Com o interesse do Benfica pelo volante/lateral e a iminente saída de Jonathan para a Inter de Milão, o Santos acertou com o lateral-direito Leandro Silva, 22 anos, que estava no Atlético de Sorocaba. O atleta passará por um período de testes durante 3 meses. Se for aprovado assina um acordo no qual receberá por produtividade. Esse é o mesmo tipo de vínculo que foi assinado com

ZÉ EDUARDO. O folclórico atacante, chegou ao clube no começo de 2010 custando 600 mil reais. 1 ano e meio depois foi vendido ao Genoa por 6 milhões de reais. Rychelly e Roger Gaúcho são os outros atletas que possuem o mesmo tipo de contrato com o Santos.

Santos precisa vencer próximo jogo para se livrar do Z-4

* com informações do globoesporte.com e lancenet.com.br

Desde que o Campeonato Brasileiro começou o Santos teve apenas 38,1% de aproveitamento. Com apenas oito pontos, o time se encontra na 16°posição, uma acima na zona de rebaixamento. Ao todo são três derrotas, dois empates e apenas duas vitórias.

A situação do Peixe não é boa desde a conquista da Taça Libertadores, quando perdeu Neymar e Ganso, seus dois principais jogadores, para seleção brasileira, que disputa a Copa America na Argentina. Para substituí-los, o técnico Muricy aposta na dupla Tiago Alves e Felipe Anderson.

O meia Felipe já chegou a usar a camisa 10 de Ganso. Com a saída de Alan Patrick, o jovem de 18 anos, foi o escolhido para ocupar a posição. Tiago, vem das categorias de base e promete ser grande revelação. Muricy também já testou Roger e Diogo como armadores, mas não deu certo.

Para contornar a situação a diretoria do clube está atrás de reforços. O time alvinegro já fechou acordo com o meia Cleitn Xavier (Metalist da Ucrânia) e com o atacante Alan Kardec (Benfica- POR), e está na espera da liberação dos clubes.

O próximo jogo do Santos é sábado (16/07), contra o Atlético-MG, na Vila Belmiro. Jogando em casa, o time precisa aproveitar o apoio da torcida e sair de campo vitorioso, caso contrário, poderá terminar a rodada abaixo da zona de rebaixamento.

Humor na Vila - O último dos Moicanos

Humor na Vila

A sessão "Humor na Vila" trará charges alusivas ao Santos FC. E aqui, não existe o politicamente correto. Jogou mal, escalou errado, tomou frango? É sério candidato a participar da nossa sessão.

Estamos de olho!

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Papo de Pescador: A geração que não gritou "É Campeão!"

Havia um tempo em que ser santista não era fácil. Um tempo que não tinha Neymar, Ganso e Arouca. Não existiam Robinho, Elano e Diego e muito menos Coutinho, Pelé e Pepe. Os dribles incríveis, gols espetaculares e comemorações à base de danças não aconteciam com frequencia. Nesse tempo, ser santista era sinônimo de sofrer. E foi no meio de toda essa turbulência que o Peixe ganhou mais um torcedor, Fábio Seixas.

Fábio virou santista por influência do pai, normal naquela época. Em 1974, ano em que nasceu, o Santos tinha um time pouco atrativo. Segundo ele, o time era ruim e não tinha perspectiva nenhuma de ser campeão.

“Uma geração que era raro existir santista”, conta.

Era difícil ser o único da escola, do clube e da rua a torcer pelo Santos. O último Brasileirão que o Peixe conquistou antes de Fábio nascer tinha sido em 1968, foram 34 anos na fila. Ele só viu o time alvinegro ser campeão depois de 27 anos, em 2002. O Campeonato Paulista não foi muito diferente. O clube santista só voltou a ser campeão em 2006, depois de 22 anos sem conquistar o título.

Uma época que Fábio gosta de lembrar é a do Campeonato Brasileiro de 1995. O time da Vila não foi campeão, mas jogou como nunca.

“O Santos montou um time que não era sensacional, mas era um time que durante seis meses jogou como nenhum outro. Giovanni jogou com uma intensidade que não se via em outros jogadores”, lembra.

No dia 10 de dezembro de 95, Santos e Fluminense se enfrentaram no Pacaembu, pelo segundo jogo da semifinal do Brasileiro. O Peixe perdeu a primeira partida no Maracanã por 4 a 1, e Fábio conta que ninguém acreditava na recuperação do time. Todos estavam enganados. O Santos venceu o Flu por 5 a 2 e foi classificado.

“Eu chorava no Pacaembu, o Santos conseguiu o que todo mundo achava que era impossível”.

A final do campeonato foi contra o Botafogo. O jogo terminou em 1 a 1 e consagrou o Botafogo campeão. Para Fábio, o time carioca só foi campeão porque o juiz errou muito.


“O Santos perdeu o campeonato por causa do juiz. Meu pai disse que nunca mais ia pisar no campo de futebol. Foi triste porque foi ele que me fez gostar de esporte, do futebol, do Santos”.

Pode se dizer que o pai também foi responsável pela profissão que escolheu. Hoje, jornalista da Sucursal da Folha no Rio, confessa que só escolheu fazer jornalismo por causa do esporte.

E foi também o esporte que proporcionou uma de suas maiores felicidades. Em 22 de junho de 2011, com o Pacaembu forrado de santistas, o Peixe ganhou de 2 a 1 do Penãrol e se consagrou campeão da Libertadores.

“Tinha muita gente de idade, tinha um cara do lado que virou e falou: pra quem sofreu o que a gente sofreu não dá pra acreditar que a gente ta vendo isso”, conta com emoção.

Entre emoções, decepções, angústias e alegrias, o Santos teve um papel muito importante na vida de Fábio, ajudou-o a moldar a pessoa que se tornou.

“Hoje enfrento problemas e as diversidades da vida com mais facilidade”, finaliza.

Papo de Pescador

Todo torcedor tem uma boa história para contar. Todo torcedor já viveu grandes emoções.

Alegrias, tristezas, decepções... Aquele jogo, aquele gol, aquele jogador...

Há muitos momentos que cada um de nós carrega na lembrança em relação ao nosso time de coração. Momentos que gostaríamos de repetir, de esquecer ou apenas lembrar.

Aqui na seção “Papo de Pescador”, o torcedor santista tem a palavra.

Sempre que possível, iremos trazer uma nova história de um “pescador”. Então, se você quiser compartilhar algo em relação ao Santos que tenha marcado a sua vida, entre em contato conosco.

Mande sua história para o email blogpapodavila@gmail.com. Estamos esperando!!!

domingo, 10 de julho de 2011

Cleiton Xavier e Alan Kardec podem chegar

O repórter Felipe Diniz, da Sportv, disse durante a transmissão do jogo entre Santos e Palmeiras, neste domingo, que o meio campista Cleiton Xavier acertou as bases salariais com o Santos e deve reforçar a equipe já no Campeonato Brasileiro. O time da Vila Belmiro, inclusive, já teria conversado com o Metalist, da Ucrânia, time em que atua o ex-jogador do Palmeiras e Figueirense.

O ex-palmeirense é uma indicação do técnico Muricy Ramalho e, caso seja contratado, repõe a saída de Alan Patrick, negociado com o Shakhtar Donetsk, também da Ucrânia. Ainda segundo o repórter, o jogador deve chegar sexta-feira ao Brasil para fazer exames e assinar contrato.

Outro que está perto de reforçar o Santos é o atacante Alan Kardec. Revelado pelo Vasco, ele defende hoje o Benfica (POR), time que tem interesse nas contratações dos laterais santistas Alex Sandro e Danilo. O empresário do jogador, Reinaldo Pitta, inclusive, teria confirmado a negociação em entrevista ao GloboEsporte.com.

Kardec não foi bem na última temporada pelo clube português, onde marcou apenas três gols em 12 partidas. Se o negócio for confirmado, o Santos repõe pelo menos uma das peças que perdeu após a conquista do tricampeonato da Libertadores. Maikon Leite foi negociado com Palmeiras e Zé Eduardo foi para o Genoa, da Itália.

Maikon Leite marca, comemora e Santos perde para o Palmeiras

O Santos realmente não consegue se encontrar sem suas principais estrelas. Com Diogo, Richely e Possebon, nos lugares de Ganso, Neymar e Elano, o time do técnico Muricy Ramalho foi derrotado pelo Palmeiras por 3 a 0 no Pacaembu. Maikon Leite, ex- Santos, Mauricio Ramos e Patrik fizeram os gols da partida ainda no primeiro tempo e decretaram a terceira derrota do time da Vila Belmiro no Campeonato Brasileiro.

Com a vitória, o Palmeiras aumentou sua invencibilidade frente ao Santos. Desde 2009, foram cinco vitórias e dois empates, já contando com o triunfo de hoje. Pelo Brasileiro, o tabu é ainda maior. São nove jogos, 5 vitórias do Verdão e quatro empates.

Com dois jogos a menos na competição, o Peixe só não está na zona de rebaixamento porque tem um gol a mais que o Atlético-GO, que está na 17ª colocação com 8 pontos. Já o Palmeiras é o quarto colocado, com 18 pontos. As duas equipes só voltam a campo no próximo final de semana. O Santos encara o Atlético-MG no sábado, às 21 horas, na Vila Belmiro. Será o primeiro jogo do time em seu campo, após a conquista do tricampeonato da Libertadores. Já no domingo, às 16 horas, o Palmeiras volta atuar no Pacaembu para encarar o invicto Flamengo.

Equilíbrio só no início

Desfalcado de Elano, Neymar e Ganso, que servem a seleção brasileira, e de Adriano, machucado, o técnico Muricy Ramalho optou por adiantar Arouca e Danilo e escalar Rodrigo Possebon na frente da zaga. Com Diogo vestindo a 10 de Ganso e Richelly a 11 de Neymar, o Santos até que conseguiu equilibrar a partida nos 20 primeiros minutos.

Mas foi só. Após boa jogada de Gabriel Silva, o Palmeiras abriu o placar com Maikon Leite, que recebeu bom passe de Luan, driblou Rafael e tocou para o gol vazio. O atacante, que prometeu não comemorar caso marcasse, parece ter esquecido as declarações dadas durante a semana, mas mesmo assim foi contido na hora de festejar. Aos 29 minutos, o alviverde fez o segundo em sua principal jogada. Marcos Assunção bateu escanteio na primeira trave e Mauricio Ramos só desviou, antes da chegada do goleiro Rafael.

O Peixe não se encontrava na partida e antes do fim do primeiro tempo ainda levou o terceiro gol. Luan, de novo, fez boa jogada e encontrou Patrik, que chutou cruzado indefensável para Rafael. 3 a 0.

Momento inusitado de Felipão

Ao término do primeiro tempo, a fisionomia de Muricy Ramalho demonstrava sua irritação com a atuação da equipe e previa mudanças para o segundo tempo. Foi o que aconteceu. Ele sacou Richelly e Possebon, para as entradas de Felipe Anderson e Roger Gaúcho. Borges, sumido na partida, só não diminuiu porque Marcos fez bela defesa, após o centroavante ganhar na corrida de Mauricio Ramos.

Sem criatividade, o time da Vila Belmiro tentava de alguma forma furar a boa marcação do Palmeiras, que utilizava os contra-ataques para assustar o time santista. Em uma boa oportunidade, Maikon Leite teve a chance de aumentar o placar, mas falhou na finalização.

O segundo tempo continuou sem maiores emoções, com o Palmeiras administrando a vitória. Muricy Ramalho até que tentou dar sua última cartada, com Tiago Alves no lugar de Diogo. Com um penteado parecido com o de Neymar, o jovem assustou em boa finalização de perna esquerda. Foi o suficiente para Felipão proporcionar um momento inusitado. Ele chamou Maikon Leite na beira do campo para saber quem era o jogador que havia entrado. Após rápido papo com o camisa 7, o treinador já sabia das características do jovem santista. "Ele é rápido e joga pelas pontas", disse o treinador aos seus zagueiros, antes de tirar Cicinho e mandar a campo o volante João Vitor para vigiar de perto o camisa 18.

Depois da orientação, Tiago Alves não assustou mais a meta palmeirense. Embalado pelos gritos de olé da torcida, o Palmeiras conduziu o jogo até o final e conquistou sua quinta vitória no Brasileiro. Já o Santos deve pensar em como reagir no Campeonato Brasileiro sem seus principais jogadores, uma vez que se a seleção brasileira chegar a final, Neymar, Ganso e Elano só retornam em agosto.

Com seis sereias da Vila em campo, Seleção Feminina é eliminada

O inédito título da Copa do Mundo de futebol feminino ficou, mais uma vez, no meio do caminho para o Brasil. Com seis jogadoras do Santos em campo, a seleção brasileira foi derrotada nos pênaltis pelas americanas que seguem na luta pelo bicampeonato e encaram a França por uma vaga na grande final.

Depois de mais duas horas de bola rolando, faltava apenas um minuto para que a seleção brasileira feminina avançasse às semifinais da Copa do Mundo. Mas aos 17 minutos da prorrogação, em uma desatenção da zaga, a atacante dos EUA, Wambach, empatou o jogo em 2 a 2 e levou a decisão para os pênaltis. A zagueira brasileira Daiane, que já havia feito um gol contra, desperdiçou a terceira penalidade, defendida pela goleira Hope Solo. Depois disso, as americanas converteram todas as cobranças e venceram por 5 a 3.

Nem mesmo a boa atuação e os dois gols de Marta – um no tempo normal e outro na prorrogação - foram suficientes para que a seleção brasileira saísse com a vitória. A ex-santista e melhor do mundo contou ainda com a presença de seis sereias da Vila em campo: a goleira Andréia, as zagueiras Aline Pelegrino e Érika, a lateral-direita Fabiana, a volante Ester e a atacante Cristiane. Maurine, que recentemente deixou o Santos para defender New York Flash, também esteve em campo durante todo o jogo.

Com times desfalcados, Santos X Palmeiras se enfrentam hoje no Pacaembu

Neste domingo Palmeiras X Santos se enfrentam pela nona rodada do Brasileirão, às 18h30m, no estádio do Pacaembu. O segundo clássico paulista do campeonato será um jogo cheio de desfalques para ambos os times.

Do lado do Palmeiras, Felipão não poderá contar com Thiago Heleno, que foi suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Leandro Amaral deverá ser o substituto para atuar ao lado de Maurício Ramos. Outra dúvida no time de Felipão é Kleber. O jogador se recusou a concentrar-se com o resto do elenco ao ser relacionado para o jogo. Com essa atitude, especula-se que ele esteja em negociação com o Flamengo.

Do lado santista, Muricy não poderá contar com os seus principais jogadores, Neymar, Ganso e Elano, que estão na Argentina, disputando a Copa América pela Seleção Brasileira. O Santos está na 14° posição, com oito pontos e dois jogos a menos e para dar uma arranca na tabela, o técnico irá usar o meia-atacante Diogo, que deverá jogar mais recuado.

Os números mostram que o Palmeiras tem uma pequena vantagem sobre o Santos. Desde 2009 foram quatro vitórias e dois empates. No Campeonato Brasileiro a vantagem é ainda maior. O time alviverde não perde desde 2006. Os times se enfrentaram oito vezes. Foram quatro vitórias do verdão e quatro empates.

Provável escalação para o clássico:

Santos:
Rafael, Pará, Edu Dracena, Durval e Léo; Possebon, Arouca, Danilo e Diogo; Rychely e Borges

Palmeiras:
Marcos, Cicinho, Maurício Ramos, Leandro Amaro e Gabriel Silva; Márcio Araújo, Marcos Assunção, Lincoln e Luan; Maikon Leite e Wellington Paulista.