segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Opinião na Vila – As opções de Muricy

No último domingo, na derrota para o Atlético-GO, o Santos contou com o retorno do volante Adriano ao time titular. O jogador, presente em todos 14 jogos do tri da Libertadores da América, foi considerado pela torcida como peça-chave para uma eficiente marcação no meio de campo, principalmente após as derrotas para Flamengo, Atlético-PR e Vasco quando o time sofreu dez gols.

Mesmo com o retorno do cão de guarda, o Santos foi derrotado por 2 a 0 e voltou a apresentar falhas na marcação. Após recuperar-se de lesão na coxa esquerda, Adriano já estava disponível há duas rodadas, mas só foi escalado frente os goianienses devido a uma lesão do recém-chegado Ibson. Outro reforço para o meio de campo, Henrique também atuou na derrota do fim de semana.

Com a chegada destes novos reforços, Muricy Ramalho terá pelo menos sete bons jogadores para quatro vagas no meio de campo. Adriano é o único com características mais defensivas. Henrique e Arouca também podem ser escalados como primeiro volante, apesar de serem mais efetivos com a bola nos pés.

Ibson e Elano parecem disputar a vaga de quem jogará pelo lado direito, mas também podem atuar juntos. PH Ganso, assim como Arouca, deve ter lugar cativo, pelo menos quando não estiver defendendo a seleção. Quem corre por fora é Danilo, que já avisou que lutará por uma vaga de titular no meio de campo.

Com todas essas opções, o Papo da Vila faz uma análise das possíveis escalações e variações do esquema santista.

Com Adriano – A defesa ganha a proteção de um volante que dificilmente ultrapassa o meio de campo. É especialista em marcar os principais jogadores adversários. Ficou conhecido por anular Valdívia, no Campeonato Paulista de 2008, e na final da Libertadores fez o mesmo com Martinuccio, principal jogador do Peñarol, hoje no Fluminense.


Com Henrique e Arouca – Muricy Ramalho já optou por essa formação na vitória contra o Ceará. Sem Adriano, o time perde no quesito marcação, mas com os dois ganha na qualidade do passe e nas investidas ao ataque. Podem ser o homem surpresa que desestabiliza a defesa adversária. Henrique ainda tem a seu favor o fato de ser um bom cabeceador.


Arouca e Ibson – Nas derrotas para Flamengo e Atlético-PR, o time considerado ideal por muitos foi escalado por Muricy Ramalho. O começo até que foi animador com um fulminante 3 a 0 em menos de 30 minutos contra os cariocas. Mas as falhas na marcação apareceram e a zaga ficou vulnerável sem jogadores com características de marcação. Se for utilizado, precisará ter uma colaboração de todos na recomposição.


Com Danilo – Na Libertadores, o volante/lateral foi peça-chave marcando importantes gols contra Cerro Porteño e Colo Colo e ajudando na marcação. Assim como Arouca e Henrique, é mais uma opção de homem surpresa. Com a carência na lateral-direita, no entanto, deve voltar a atuar em sua posição de origem, podendo ser utilizado no meio em uma emergência.


Sem Ganso – Com as constantes convocações para a Seleção Brasileira, o camisa 10 deve desfalcar o Santos em algumas rodadas. Com isso, Elano deve ser o responsável por armar as jogadas, assim como fez no Campeonato Paulista quando Ganso ainda se recuperava de contusão. Jogando mais avançado, foi artilheiro do Paulista com 11 gols.


Elano ou Ibson? – As más atuações de Elano fizeram com que parte da torcida perdesse a paciência. Com ele em campo, o time ganha força nas bolas paradas e lançamentos precisos. Com Ibson, mais movimentação e maior empenho na marcação. Podem atuar juntos, mas ambos ficaram conhecidos por atuarem pelo lado direito do campo.


O técnico Muricy Ramalho ainda tem em seu elenco os volantes Anderson Carvalho e Rodrigo Possebon e os meias Felipe Anderson e Roger Gaúcho que podem ser escalados. O atacante Diogo é outro que já exerceu a função de meio-campo e pode ser opção.

Anderson Carvalho, Rodrigo Possebom, Felipe Anderson, Roger Gaúcho e Diogo

O meu preferido? Adriano, Arouca, Elano e Ganso.

5 comentários:

Felippe Scozzafave disse...

Muito legal.. Mas a minha formação ideal seria um pouco diferente..
eu acho que pedir pro Léo jogar de lateral com esse meio-de-campo ofensivo é inviável..
colocaria um 3-5-2
com isso, meu meio-de-campo seria Léo e Danilo nas alas (ou Elano que já jogou pela direita), Arouca, Elano (se jogar na direita entra o Ibson) e Ganso..
Acho que o Léo com mais liberdade podia render mais..
Esse sistema é mais retranca, mas todos os meias do Santos sabem jogar.. eles poderiam ter mais liberdade..

Fábio Cecil disse...

Adriano, Arouca, Ibson e Ganso

Rapha disse...

Não é por nada não..mas jogando essa bolinha que tão jogando...vão tomar um vareio no final do ano que vai entrar pra história..hehehe

Anônimo disse...

CAIO:

mto bom o texto e as analises...

meu meio de campo ideal seria Adriano, Arouca, Ibson e Ganso...contra times com bom poder ofensivo...
e Arouca, Ibson, Elano e Ganso contra os mais fracos...

e manteria o danilo na lateral direita....Pará nao tem condições...

Maumau Baltuz disse...

Concordo com o Fábio Cecil, acredito ser a escalação ideal para o atual elenco santista.

Adriano, Arouca, Ibson e Ganso