sábado, 13 de agosto de 2011

Anselmo pesca o peixe e Atlético-GO derrota o Santos por 2 a 0

Neymar tenta desvincilhar-se da marcação
Foto: Adalberto Marques/AGIF

Durou pouco a invencibilidade santista. Mesmo com Neymar e Ganso em campo, a equipe não foi capaz de superar o Atlético-GO em Goiânia. O nome do jogo foi o atacante Anselmo que marcou o primeiro gol e fez a jogada do segundo marcado por Diogo Campos. Foi a primeira vitória do time sobre o Santos na história do Campeonato Brasileiro (antes de hoje houve três jogos com três vitórias santistas).

Com a vitória, o Dragão saiu da zona de rebaixamento e agora, com 16 pontos, ocupa a 14ª posição, uma a frente do Santos, que tem um ponto e dois jogos a menos. Cada vez mais longe do topo, o Peixe volta a campo na próxima quarta-feira (17), na Vila Belmiro, contra o Coritiba. Já o Atlético viaja até o Rio de Janeiro onde na quinta-feira (18), enfrenta o Flamengo.

CONFIRA AQUI A CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRÃO 2011

Neymar o faz tudo

Sem o capitão Edu Dracena, coube ao experiente Léo usar a braçadeira de capitão. E sem Elano, Neymar era o encarregado das cobranças de faltas e escanteios. Muito marcado, o atacante, assim como Borges, pouco aparecia no início do jogo. O Atlético-GO, apesar de jogar em casa, se fechava buscando os contra-ataques. A primeira finalização santista só ocorreu aos nove minutos, em chute de fora da área do volante Henrique, que passou muito longe da meta defendida por Marcio.

As principais chances do time da casa eram criadas pelo lado direito, nas investidas do lateral direito Adriano. Contudo, em um ataque do time da casa, a bola acaba sobrando para outro Adriano, o do Santos. O volante puxou contra-ataque chegando até a área adversária. Sem a criatividade de um "camisa 10", tocou para Ganso que abriu na direita para Borges. Mas o passe saiu muito forte e o atacante não conseguiu dar prosseguimento a jogada. Apesar de mais participativo que nas últimas rodadas, Paulo Henrique Ganso pouco lembra aquele meia que todos pediam na Seleção que disputou a última Copa.

Disposto a mudar o panorama do jogo, Neymar saiu da área, na esperança de criar suas jogadas a partir do meio de campo. Aos 30 minutos, o atacante tenta a tabela com Ganso. Na hora de receber a bola, em disputa com o lateral Adriano, o camisa 11 cai na área e rapidamente pede pênalti. O juiz, além de não marcar a infração, dá cartão amarelo para o atacante santista. Foi o quarto cartão amarelo de Neymar em quatro jogos disputados.

O lance assustou a zaga goianiense. Um minuto depois, Agenor erra a saída de bola deixando a livre para Neymar. De frente para o gol, o atacante encobriu o goleiro Marcio. Na sequência do lance, o zagueiro se recupera e, em cima da linha, evita o gol certo de Neymar, que se preparava para concluir o lance com a cabeça.

Dois minutos depois, em cobrança de falta na entrada da área, novamente Neymar tentou o gol. Aos 41 minutos, de novo o camisa 11, arma a jogada tocando para Borges, que faz o pivô e passa para a passagem de Arouca. O camisa 5 chuta cruzado exigindo boa defesa de Marcio.

Anselmo aparece, pesca o peixe e decide a partida


Se no primeiro tempo o time da casa foi cauteloso, com medo das investidas da equipe santista, no segundo tempo o Dragão teve outra postura e partiu para o ataque. Logo aos dois minutos Juninho, pela direita, cruza para Anselmo. Bruno Rodrigo se antecipa e evita a jogada. Um minuto depois foi a vez do lateral Adriano, que de fora da área, chuta para defesa de Rafael.

Aos 13 minutos, bombardeio goiano. Thiaguinho chuta da meia lua e Rafael faz boa defesa. No rebote, Anselmo não alcança e o próprio goleiro afasta. A bola sobra para Juninho, que em boa jogada do lado direito, dribla Arouca e Durval cruzando rasteiro para a finalização de Thiago Feltri, que chuta em cima do goleiro santista.

Disposto a vencer, aos 14 minutos, Muricy tirou o volante Henrique substituindo-o pelo atacante Diogo. Aos 18 minutos, Neymar, na lateral esquerda, toca para Ganso que na meia lua apenas faz o corta-luz para Diogo, da entrada da área, chutar forte mas para fora. Aos 23 minutos, Ganso, mesmo desequelibrado, faz bom passe para Diogo na direita. O atacante cruza rasteiro até Neymar, que atrapalhado pela zaga, toca por cima do goleiro Marcio, mas para fora.

E apesar do momento santista, quem marcou foi o Atlético. Aos 24 minutos, em lindo voleio, Anselmo exigiu ótima defesa de Rafael. A bola continuou com o time da casa até chegar a Diogo Campos - que havia entrado no lugar de Thiaguinho - da entrada da área chutar forte. A bola explode na zaga e na sobra, novamente Anselmo, se antecipa ao goleiro Rafael e toca a bola para o fundo das redes. Foi o quinto gol do artilheiro goiano que na comemoração simulou estar pescando um peixe.

O gol pareceu abater o time santista que não mais conseguiu criar jogadas. O segundo gol da equipe goiana não tardou. Aos 34, nova pane da defesa alvinegra. Anselmo ganhou de Bruno Rodrigo e cruzou da esquerda para Diogo Campos, sozinho dentro da área, só empurrar para o gol.

Na parte final, Muricy ainda sacou Borges e Ganso para as entradas de Alan Kardec e Felipe Anderson. No abafa, a equipe santista colocou duas bolas na trave em cabeçada de Bruno Rodrigo e chute de Neymar. Mas nada capaz de diminuir o prejuízo e evitar mais uma derrota da equipe que vaiada, segue como a pior visitante do campeonato.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-GO 2X0 SANTOS
Estádio: Serra Dourada, Goiânia (GO)

Árbitro: Sandro Meira Ricci (Fifa-DF)

Auxiliares: Marrubson Melo Freitas (DF) e Adnilson da Costa Pinheiro (MS).


ATLÉTICO-GO: Márcio, Adriano, Gilson, Anderson e Thiago Feltri; Agenor, Pituca, Bida e Thiaguinho (Diogo Campos, 16'/2T); Juninho (Ernandes, 28'/2T) e Anselmo (Leonardo, 45'2T). Técnico: Jairo Araújo.


SANTOS: Rafael, Pará, Bruno Rodrigo, Durval e Léo; Adriano, Arouca, Henrique (Diogo, 14'/2T) e Ganso (Felipe Anderson, 36'/2T); Neymar e Borges (Alan Kardec, 34'/2T). Técnico: Muricy Ramalho.

GOLS: Anselmo, 24'/2T (1-0); Diogo Campos, 34'/2T (2-0)
Cartões amarelos: Agenor (ATG); Neymar (SAN)

Nenhum comentário: