terça-feira, 9 de agosto de 2011

O 9 que resolve

Foto: Bruno Eizo
Quando Borges foi apresentado, muitos acreditavam que estava ali o parceiro ideal de Neymar. Afinal, desde a saída de André, a equipe santista buscava um camisa nove. Marcel, Keirrison, Zé Eduardo... Nenhum deles agradou.

Logo em sua apresentação, o jogador prometeu "dar o máximo e conquistar o coração do torcedor". E até agora o atacante vem correspondendo. Vice-artilheiro do Brasileirão com oito gols em dez jogos, está a apenas um gol do rubro-negro Ronaldinho Gaúcho. Entretanto, sua média de gols é superior: 0,8 contra 0,64.

A importância do atacante fica ainda mais evidente quando se compara sua quantidade de gols com o total de vezes que a equipe balançou as redes. Borges representa 50% dos tentos santistas, número superior a qualquer outro artilheiro do campeonato. Ronaldinho, por exemplo, representa 32% dos 28 gols do Flamengo. Deivid, também do Rubro-Negro, 21%. Montillo, do Cruzeiro, e Alessandro, do América-MG, 35% e 37% respectivamente.

A dependência do Peixe pelo atacante santista, também é mostrada na quantidade de jogadores que já marcaram gols pelo Santos nesse Brasileirão. Além dele, apenas Neymar, Rychely, Danilo e Keirrison (que não faz mais parte do elenco) balançaram as redes, a menor variedade dentre os 20 participantes do campeonato.

Das dez partidas que disputou nesse campeonato, Borges marcou gols em seis jogos, três deles na Vila Belmiro, onde balançou as redes adversárias por cinco vezes. Na próxima quarta-feira (10), o camisa 9 volta ao seu estádio "favorito" contra o ex-líder Corinthians. Chance para ele manter a média e ajudar o Santos a aproximar-se aos poucos, do ainda distante, topo da tabela.


3 comentários:

Felippe Scozzafave disse...

Isso pq o Fabuloso ainda não estreou..
E faltou o Cícero nesse negócio ae.. quero ver quem bate.. é estilo Romário..

Felipe disse...

O Borges aprendeu a fazer gol no Tricolor.

Bruno Eizo disse...

aprendeu no Paraná