domingo, 10 de julho de 2011

Maikon Leite marca, comemora e Santos perde para o Palmeiras

O Santos realmente não consegue se encontrar sem suas principais estrelas. Com Diogo, Richely e Possebon, nos lugares de Ganso, Neymar e Elano, o time do técnico Muricy Ramalho foi derrotado pelo Palmeiras por 3 a 0 no Pacaembu. Maikon Leite, ex- Santos, Mauricio Ramos e Patrik fizeram os gols da partida ainda no primeiro tempo e decretaram a terceira derrota do time da Vila Belmiro no Campeonato Brasileiro.

Com a vitória, o Palmeiras aumentou sua invencibilidade frente ao Santos. Desde 2009, foram cinco vitórias e dois empates, já contando com o triunfo de hoje. Pelo Brasileiro, o tabu é ainda maior. São nove jogos, 5 vitórias do Verdão e quatro empates.

Com dois jogos a menos na competição, o Peixe só não está na zona de rebaixamento porque tem um gol a mais que o Atlético-GO, que está na 17ª colocação com 8 pontos. Já o Palmeiras é o quarto colocado, com 18 pontos. As duas equipes só voltam a campo no próximo final de semana. O Santos encara o Atlético-MG no sábado, às 21 horas, na Vila Belmiro. Será o primeiro jogo do time em seu campo, após a conquista do tricampeonato da Libertadores. Já no domingo, às 16 horas, o Palmeiras volta atuar no Pacaembu para encarar o invicto Flamengo.

Equilíbrio só no início

Desfalcado de Elano, Neymar e Ganso, que servem a seleção brasileira, e de Adriano, machucado, o técnico Muricy Ramalho optou por adiantar Arouca e Danilo e escalar Rodrigo Possebon na frente da zaga. Com Diogo vestindo a 10 de Ganso e Richelly a 11 de Neymar, o Santos até que conseguiu equilibrar a partida nos 20 primeiros minutos.

Mas foi só. Após boa jogada de Gabriel Silva, o Palmeiras abriu o placar com Maikon Leite, que recebeu bom passe de Luan, driblou Rafael e tocou para o gol vazio. O atacante, que prometeu não comemorar caso marcasse, parece ter esquecido as declarações dadas durante a semana, mas mesmo assim foi contido na hora de festejar. Aos 29 minutos, o alviverde fez o segundo em sua principal jogada. Marcos Assunção bateu escanteio na primeira trave e Mauricio Ramos só desviou, antes da chegada do goleiro Rafael.

O Peixe não se encontrava na partida e antes do fim do primeiro tempo ainda levou o terceiro gol. Luan, de novo, fez boa jogada e encontrou Patrik, que chutou cruzado indefensável para Rafael. 3 a 0.

Momento inusitado de Felipão

Ao término do primeiro tempo, a fisionomia de Muricy Ramalho demonstrava sua irritação com a atuação da equipe e previa mudanças para o segundo tempo. Foi o que aconteceu. Ele sacou Richelly e Possebon, para as entradas de Felipe Anderson e Roger Gaúcho. Borges, sumido na partida, só não diminuiu porque Marcos fez bela defesa, após o centroavante ganhar na corrida de Mauricio Ramos.

Sem criatividade, o time da Vila Belmiro tentava de alguma forma furar a boa marcação do Palmeiras, que utilizava os contra-ataques para assustar o time santista. Em uma boa oportunidade, Maikon Leite teve a chance de aumentar o placar, mas falhou na finalização.

O segundo tempo continuou sem maiores emoções, com o Palmeiras administrando a vitória. Muricy Ramalho até que tentou dar sua última cartada, com Tiago Alves no lugar de Diogo. Com um penteado parecido com o de Neymar, o jovem assustou em boa finalização de perna esquerda. Foi o suficiente para Felipão proporcionar um momento inusitado. Ele chamou Maikon Leite na beira do campo para saber quem era o jogador que havia entrado. Após rápido papo com o camisa 7, o treinador já sabia das características do jovem santista. "Ele é rápido e joga pelas pontas", disse o treinador aos seus zagueiros, antes de tirar Cicinho e mandar a campo o volante João Vitor para vigiar de perto o camisa 18.

Depois da orientação, Tiago Alves não assustou mais a meta palmeirense. Embalado pelos gritos de olé da torcida, o Palmeiras conduziu o jogo até o final e conquistou sua quinta vitória no Brasileiro. Já o Santos deve pensar em como reagir no Campeonato Brasileiro sem seus principais jogadores, uma vez que se a seleção brasileira chegar a final, Neymar, Ganso e Elano só retornam em agosto.

Nenhum comentário: