sábado, 10 de setembro de 2011

Neymar dita o ritmo e com gol de Borges, Santos vence Cruzeiro

Após assistência de Kardec, Borges marcou seu 16º gol
Foto: Agência Lance
Com Neymar endiabrado e Borges marcando o seu 16º gol no Campeonato Brasileiro, o Santos chegou ao sexto jogo consecutivo sem derrota ao vencer o Cruzeiro por 1 a 0 neste sábado na Vila Belmiro. Nem os sete desfalques e a fraca atuação da arbitragem, comandada por Francisco Carlos Nascimento que anulou dois gols legais do Peixe, foi suficiente para interromper a série vitoriosa do time de Muricy Ramalho. Em um pênalti duvidoso, o Cruzeiro teve a chance de empatar, mas Montillo chutou para fora.

Ainda com dois jogos a menos que a maioria dos rivais, o Santos chegou aos 29 pontos e ocupa a 12ª colocação, roubando exatamente a posição do time mineiro que agora é o 13º com 28 pontos. Na próxima rodada, os dois times têm um clássico pela frente. O Santos encara o Corinthians, no Pacaembu, às 16 horas. Já o Cruzeiro, buscará a reabilitação contra o América-MG, às 18 horas, na Arena do Jacaré.

Neymar manda no jogo, Santos faz três, mas só um vale

Parecia que as coisas não iam dar certo para o Santos. No minuto inicial, o jovem volante Alison, surpresa na escalação de Muricy Ramalho, subiu para cabecear e na queda torceu o joelho. Chorando muito e com a suspeita de ter rompido os ligamentos, teve de ser substituído por Anderson Carvalho, outro jovem formado nas categorias de base.

A lesão do volante, porém, não assustou o Santos. Principalmente Neymar. Em noite inspirada, o camisa 11 ditou o ritmo da partida e cansou de apanhar dos zagueiros mineiros, tanto que os três encarregados de parar o craque santista saíram de campo com cartão amarelo. Léo levou dois e acabou sendo expulso após ser ‘chapelado’ por Neymar já no segundo tempo.

As principais chances de gol também saíam dos pés de Neymar. Com a ausência de Elano, ele era o encarregado pelas bolas paradas. Em uma delas, em falta na intermediária, ele cruzou e Alan Kardec conseguiu ajeitar para Borges, que chutou em cima do goleiro Rafael. No entanto, o artilheiro do campeonato não perdoa duas vezes. Em outro lance com a participação dos três atacantes santistas, Neymar deu bom passe para Alan Kardec, que invadiu a área e deixou Borges livre, sem goleiro, para fazer seu 16º gol no Brasileiro.

Neymar continuava atazanando a vida dos zagueiros mineiros. Hora Leandro Guerreiro, hora Léo, o camisa 11 sempre era parado com faltas. Em duas delas, o Santos conseguiu marcar mais duas vezes. Mas o auxiliar Pedro Sanches, anulou erradamente os gols de Edu Dracena e Borges.

Em uma das poucas descidas ao ataque do time mineiro, o árbitro Francisco Carlos Nascimento marcou pênalti de Anderson Carvalho em Montillo. O próprio argentino foi para a cobrança e chutou para fora.

Neymar expulsa dois, mas Cruzeiro que assusta

O Cruzeiro até que tentou chegar ao empate no segundo tempo, mas faltava organização ao time mineiro que deixava muitos espaços para os santistas. Mesmo assim, Bobo teve duas chances para marcar, mas parou em boas defesas do goleiro Rafael.

Se o Santos já tinha espaço no 11 contra 11, teve mais ainda quando Neymar aplicou um lindo chapéu de carretilha em Léo, que perdeu a cabeça, fez a falta, recebeu o segundo amarelo e foi expulso.

A superioridade do Santos não resultava em lances de perigo e Neymar, já cansado, não conseguia levar o time a frente. Felipe Anderson, fundamental na vitoria contra o Avai, dessa vez não foi bem e durante toda a partida recebeu ‘puxões de orelha’ de Muricy. Borges, com dores na parte posterior da coxa esquerda, foi substituído por Diogo e Anderson Carvalho, com câimbras, por Chrystian.

As substituições povoaram demais o meio de campo e só Neymar poderia movimentar a partida. No fim do jogo, fez boa jogada para cima de Fabrício, que também perdeu a cabeça, o empurrou e foi expulso. Mesmo com dois jogadores a mais, o Santos não conseguiu fazer mais, mas segue embalado para clássico contra o Corinthians. Para o Cruzeiro, dois jogadores a menos, quatro jogos sem vitória, duas derrotas seguidas, dois gols anulados e um pênalti desperdiçado. Tem de melhorar. 

SANTOS 1 X 0 CRUZEIRO
 
Estádio: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Francisco Carlos Nascimento (AL)
Auxiliares: Thiago Gomes Brigido (CE) e Pedro J. Santos de Araujo (AL)

SANTOS: Rafael; Bruno Aguiar, Edu Dracena, Durval e Léo; Alison (Anderson Carvalho, 2'1ºT) (Crystian, 29'2ºT), Henrique e Felipe Anderson; Neymar, Borges (Diogo, 20'@ºT) e Alan Kardec. Técnico: Muricy Ramalho
CRUZEIRO: Rafael; Leandro Guerreiro, Naldo, Léo e Everton; Fabrício, Gilberto (Gabriel Araújo, 15'2ºT), Roger e Montillo; Ortigoza e Bobô (Sebá, 40'2ºT). Técnico: Émerson Ávila
Gol: Borges (12' 1ºT)
Cartões amarelos: Léo, Naldo, Leandro Guerreiro e Roger (Cruzeiro) Anderson Carvalho e Bruno Aguiar (Santos)
Cartões vermelhos: Léo e Fabrício (Cruzeiro)

Nenhum comentário: