quarta-feira, 7 de setembro de 2011

De virada, Santos vence Avaí e chega a 5 jogos sem derrota

Foto: Petra Mafalda/Gazeta Press
Mesmo com cinco desfalques, o Santos venceu o Avaí por 2 a 1, na Ressacada, e completou sua quinta partida consecutiva sem derrota no Campeonato Brasileiro - 3 vitórias e 2 empates. O gramado foi o principal adversário do Peixe, que no primeiro tempo não conseguiu se livrar das poças d’água e ainda viu o seu ex-centroavante Willian abrir o marcador. No segundo tempo, Felipe Anderson entrou, deu passe para o primeiro e marcou o segundo gol garantindo a segunda vitória do Peixe como visitante neste Brasileiro.

Com este resultado, o Santos pula para a 13º colocação, com 26 pontos e dois jogos a menos. Já o Avaí, segue na zona de rebaixamento, com 20 pontos, ocupando a 18ª colocação. Os dois times voltam a jogar no sábado, às 18 horas. Enquanto o Santos recebe o Cruzeiro na Vila Belmiro, o Avaí vai até Minas Gerais encarar o lanterna América-MG.

CONFIRA AQUI A CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRÃO 2011  


Muita água, bolas paradas e pênalti inexistente

A chuva que caiu em Florianópolis castigou o gramado da Ressacada e a bola praticamente não rolou no primeiro tempo. Com Alan Kardec no lugar de PH Ganso, contundido, o Santos entrou em campo com três homens de frente, mas o time da casa que conseguia as melhores chances, sempre interceptadas pela implacável poça d’água.

Cansado depois de atuar na segunda-feira pela Seleção Brasileira, em Londres, Neymar também tentava se livrar da água e quando conseguiu foi perigoso. Aos 18, fez bom cruzamento para Alan Kardec, que em sua especialidade, cabeceou rente a trave do goleiro Rafael Santos, que atuou no lugar de Felipe, atleta emprestado pelo Santos ao Avaí que não pôde jogar devido a cláusulas contratuais.

Com muitas faltas no meio-campo, o jogo ficou feio e somente as bolas paradas assustavam os goleiros. Em três delas, Elano cruzou e levou perigo ao gol de Rafael Santos. A mais perigosa foi aos 29, quando o goleiro deu rebote nos pés de Alan Kardec que quase marcou.

Se o Santos apostava nas bolas paradas, o Avaí resolveu fazer o mesmo. Deu certo. Lincoln tabelou com Willian e se jogou na área. O árbitro Gutemberg de Paula Fonseca viu um toque inexistente do capitão santista, marcou pênalti e puniu o defensor com cartão amarelo. Na cobrança, Willian bateu rasteiro no canto direito de Rafael que acertou o canto, mas não conseguiu defender. Foi o quinto gol de um ex-santista contra o Peixe neste Brasileiro.

A última chance do primeiro tempo não podia vir de outra maneira. Aos 41, em outra falta na intermediária, Elano cruzou e Edu Dracena de cabeça deu trabalho para Rafael Santos, que voou para desviar para escanteio. No intervalo, o capitão santista criticou o árbitro pelo pênalti marcado. "Já é o segundo que marcam desse jeito. Isso é uma vergonha. O Lincoln xingou de tudo e só levou um amarelo. É só ver na televisão para saber que não foi pênalti. É uma vergonha".

Felipe Anderson dá outra cara ao Peixe

Do mesmo jeito que o primeiro tempo, o segundo começou com Avaí pressionando, mas sem conseguir assustar Rafael. Os dois times continuavam brigando muito pela bola e tinham dificuldade para se livrar das poças d’água.

Aos 13, o Santos começou a dar mostras de que o campo encharcado não atrapalharia a busca pelo gol de empate. Pela direita, Alan Kardec se livrou de três marcadores, bateu cruzado e no rebote, Neymar chutou para mais uma defesa de Rafael Santos. Um minuto depois, Muricy sacou Adriano para a entrada de Felipe Anderson.

Alan Kardec, mais uma vez em grande jornada, quase conseguiu o empate aos 18, mas foi o artilheiro Borges, até então sumido, que apareceu para marcar. Aos 26, ele recebeu belo passe de Felipe Anderson, driblou o goleiro e fez o seu 15º gol no Brasileiro.
Melhor na partida, o Santos virou o placar cinco minutos depois. Felipe Anderson tirou a bola de Romano e já dentro da área mandou uma bomba de perna esquerda sem defesa para o goleiro Rafael Santos.

Desesperado o treinador do Avaí, Toninho Cecílio, mandou a campo o atacante Rafael Coelho e os meias Leandro Lima e Cleverson. Do outro lado Muricy teve que mexer duas vezes por motivo de contusão. Henrique e Elano saíram contundidos para as entradas de Bruno Aguiar e do estreante Èder Lima, respectivamente.

As mudanças não alteraram o denominador final e com a vitória, o Santos se distancia da zona de rebaixamento, conseguindo sua independência na tabela de classificação. Já o Avaí continua afogado e terá de esperar pelo menos mais duas rodadas para se livrar da zona da degola. 



AVAÍ 1 X 2 SANTOS

Estádio: Ressacada, em Florianópolis (SC)

Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca (RJ)

Auxiliares: Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ) e Jackson L. Massarra dos Santos (RJ)



AVAÍ: Rafael, Arlan, Gustavo Bastos, Dirceu e Romano; Batista (Rafael Coelho, 28'/2ºT), Bruno, Pedro Ken (Leandro Lima, 37'/2ºT) e Lincoln; Robinho e William. Técnico: Toninho Cecílio

SANTOS: Rafael, Danilo, Edu Dracena, Bruno Aguiar e Léo; Adriano (Felipe Anderson, 14'/2ºT), Henrique (Bruno Aguiar, 29'/2ºT), Elano (Éder Lima, 40'/2ºT) e Neymar; Alan Kardec e Borges. Técnico: Muricy Ramalho



Cartões Amarelos: Lincoln, Willian (AVA) ; Adriano, Elano, Danilo, Bruno Rodrigo, Edu Dracena (SAN)

Gols: Willian, 32/1ºT (1-0); Borges, 24'/2ºT (1-1); Felipe Anderson, 31'/2ºT (1-2)

Nenhum comentário: