sexta-feira, 1 de julho de 2011

Após 10 anos, Santos reencontra freguês para engrenar no Brasileiro

Sem Neymar, Ganso e Elano, a serviço da Seleção Brasileira, e podendo perder Danilo e Jonathan na janela de transferências para a Europa, o Santos entra em campo amanhã tentando engrenar no Campeonato Brasileiro. Na zona de rebaixamento, com apenas 5 pontos em cinco jogos, o Peixe encara o América-MG, às 18h30, no Pacaembu. O jogo, único duelo do final de semana pelo Brasileirão, é válido pela quarta rodada e foi adiado devido às finais da Taça Libertadores.

Para embalar o Peixe tem a seu favor um retrospecto positivo. Depois da unificação do Campeonato Brasileiro, em 1971, o Santos jamais perdeu para o América no torneio nacional. Foram sete jogos, sendo quatro vitórias alvinegras, três empates, 16 gols marcados e apenas cinco sofridos.

O último confronto entre as equipes foi em 2001, na Vila Belmiro, e o Santos venceu por 3 a 0, com dois gols de Viola e um de Marcelinho Carioca. Do elenco atual Elano e o lateral-esquerdo Léo, que retorna ao time amanhã após se recuperar de uma pancada no tornozelo direito, estiveram em campo neste último duelo.

O lateral, inclusive, deve ser o único reforço do time da Vila Belmiro que tenta se reabilitar da derrota para o Figueirense – apenas a segunda da era Muricy Ramalho. Em contrapartida, o volante Adriano sentiu uma forte fisgada na coxa direita e depende de exames para ser confirmado na equipe. O lateral Jonathan e o atacante Diogo seguem vetados pelo departamento médico. Sendo assim, o Santos deve ir a campo com Rafael; Pará, Edu Dracena, Durval e Léo; Adriano (Possebon), Arouca, Danilo e Roger Gaúcho; Richely e Borges.

Além dos problemas dentro de campo, o técnico Muricy Ramalho tenta mudar o foco dos jogadores, que foram campeões da Libertadores há menos de um mês. Outro problema que incomoda o treinador é o assédio dos empresários. “O mais difícil é fazer os caras que estão aqui terem cabeça para jogar. Os empresários não param de ligar. Isso muda a cabeça do jogador, é uma situação complicada”, reclamou o treinador, que pode perder Danilo para o Benfica e Jonathan para a Inter de Milão.

Após a conquista da América, o Peixe já perdeu os atacantes Zé Eduardo e Maikon Leite, para Genoa (ITA) e Palmeiras, respectivamente, e o meia Alan Patrick, negociado com o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia.

25 dias sem jogar?

Em caso de vitória, o Santos pode diminuir para oito pontos a diferença para o líder Corinthians, que tem o mesmo número de jogos que o Peixe, uma vez que o duelo entre as equipes pela quinta rodada foi adiado para o dia 10 de agosto.

Depois de encarar o América-MG, o time da Vila Belmiro fica pelo menos nove dias sem jogar. O confronto contra o Fluminense, marcado inicialmente para o dia 7 de julho foi adiado para 24 de agosto. O time busca ainda os adiamentos dos jogos contra Palmeiras (dia 10), Atlético Mineiro (dia 16) e Grêmio (dia 24). O Peixe alega que perderá seis jogadores para Seleção Brasileira. Além de Neymar, Ganso e Elano, que disputam a Copa América, Danilo, Alexsandro e Felipe Anderson foram convocados para defender o Brasil no Mundial sub-20.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tá muito fácil jogar no Santos. Dar férias de 25 dias para Keirrison deveria ser piada.